Negociações com presos rebelados em Cascavel são retomadas

A rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) – que teve início por volta das 6h30 de domingo (24) – já dura mais de 24 horas. Na noite de ontem, as negociações com os presos rebelados foram interrompidas. Porém, as conversas devem ser retomadas nesta segunda-feira (25), com a participação da secretária de Estado da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.

O número exato de detentos mortos e feridos ainda não foi confirmado. Porém, segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), pelo menos quatro teriam sido assassinados, sendo que dois foram decapitados. Alguns presos foram jogados do telhado da unidade prisional, de uma altura de cerca de 15 metros. Eles ficaram no chão, sem atendimento médico, pois agentes do Corpo de Bombeiros foram impedidos de entrar no local.

O Depen informou que um dos mortos é um ex-policial civil que estava preso por comandar um esquema de furto e desvio de peças de veículos apreendidos que ficavam no pátio 15ª Subdivisão Policial de Cascavel.

Dois agentes penitenciários foram feitos reféns e estão sob o domínio dos rebelados. Eles foram rendidos na manhã de domingo, enquanto serviam o café da manhã aos presos.

Os detentos se dizem insatisfeitos com a alimentação, estrutura, condições de higiene e desrespeito à visitação dentro da penitenciária. Grande parte dos pavilhões da unidade prisional teriam sido destruídos. Durante a madrugada, alguns presos foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Cascavel, que fica no mesmo complexo que a Penitenciária Estadual.

Confira matéria da RICTV Record:

25 ago 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando