Justiça determina afastamento de policiais envolvidos com o jogo ilegal

A 11ª Vara Criminal de Curitiba determinou a suspensão do exercício das funções públicas de seis policiais civis e de dois policiais militares por envolvimento com a prática de jogo ilegal. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (20) pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR),  acolhe requerimento formulado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Curitiba. Entre os afastados estão dois delegados de polícia (incluindo o ex-delegado-geral da Polícia Civil Marcus Vinícius Michelotto).

De acordo com o Ministério Público, a medida é decorrente da chamada Operação Abaité, na qual 18 pessoas foram denunciadas pelo Gaeco, no dia 7 de outubro deste ano, acusadas da prática de crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e contravenção do artigo 50, da Lei das Contravenções Penais, relacionadas à exploração ilegal de jogos de azar em Curitiba e região metropolitana.

Investigações

De acordo com o Gaeco, o esquema criminoso foi montado por exploradores do jogo para oferecimento de propina aos policiais, que se organizaram em quadrilha para receber as vantagens indevidas oferecidas pelo grupo.

Na decisão, a Justiça ressalta que “conforme se apurou durante a investigação realizada pelo Ministério Público, há indícios da existência de uma rede de corrupção envolvendo policiais civis, militares e até mesmo delegados de polícia, um deles na chefia da Instituição e outro em uma Delegacia de Polícia localizada nesta capital. Pelos elementos apresentados, verifica-se que os agentes públicos supostamente se valeram da condição funcional para a prática delitiva, promovendo uma espécie de ‘escudo de proteção’ para evitar a repressão que era exigida do Poder Público”.

Além da suspensão do exercício de suas funções, a Justiça determinou, também, que todos os agentes públicos denunciados sejam proibidos de ingressar em qualquer repartição policial e de manter contato com as testemunhas arroladas pelo Gaeco até o final do processo (ou ulterior deliberação).

Assista a reportagem:

20 out 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando