Fim de semana movimentado na capital serve como preparativo para a Copa

O fim de semana movimentado em Curitiba serve como uma espécie de estágio preparatório para a atuação integrada das forças de segurança durante a Copa do Mundo. Com as atividades em comemoração aos 321 anos da capital espalhadas pela cidade, além do jogo teste para a Copa na Arena da Baixada, as polícias estarão atentas ao longo deste sábado (29).

Às 15 horas, a Arena da Baixada abriu para o jogo-teste do estádio que abrigará os jogos da Copa (entre o time principal do Atlético Paranaense e o J. Malucelli). Além disso, Curitiba também recebe o jogo entre a equipe Sub-23 do Atlético Paranaense e o Londrina, no Ecoestádio Janguito Malucelli, válido pelo Campeonato Paranaense. Desde às 10h da manhã o Parque Bariguí abriga as festividades do aniversário da cidade. Durante a noite, o rei Roberto Carlos reabre a Pedreira Paulo Leminski com show para aproximadamente 30 mil pessoas. A Pedreira também vai abrigar a Fan Fest na Copa durante o evento esportivo. Fora tudo isso, Curitiba ainda recebe no domingo, (30) o show da banda Guns N’ Roses, marcado para às 21 horas no estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema).

“É mais uma etapa da preparação, que começou há mais de dois anos, com discussões em diversas câmaras técnicas, para o estabelecimento de protocolos e de atuação dos nossos policiais”, explica o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, que é e coordenador do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional de Curitiba (Cesir). “Este fim de semana servirá para avaliarmos o que deu certo e o que ainda precisará de alguns ajustes”, afirma o secretário.

Cronograma

As ações deste sábado começam a partir do meio-dia, com previsão de encerramento até a meia-noite. Policiais da PM de várias unidades da capital paranaense estarão nos eventos citados com bloqueios de trânsito nas ruas em torno dos locais a fim de permitir a circulação do público de forma organizada e segura.

As equipes policiais farão abordagens a pessoas suspeitas e fiscalizações em veículos nas proximidades para apreender armas, drogas e outros materiais ilícitos.

Confira abaixo detalhes do esquema de segurança para cada evento:

Jogo-teste na Arena – Mais de 600 policiais militares garantirão a segurança dentro do estádio, fora o contingente que atuará nas imediações. “A entrada será rigorosa, somente pessoas com ingresso ou moradores da região terão acesso”, alerta o chefe de planejamento do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Alex Erno Breunig. Pela Polícia Civil, uma equipe de vinte profissionais, chefiada pelo delegado-titular da Demafe, Clóvis Galvão, contará com policiais bilíngues, que falam inglês, francês ou espanhol.

Participam da ação, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope); do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA); do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); do Regimento de Polícia Montada (RPMon); dos 12º, 13º, 20º e 23º Batalhões de Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros. No local será utilizado o Centro de Comando e Controle Móvel, um caminhão com tecnologia para monitorar as atividades e movimentos nos arredores.

Serão montados 20 bloqueios de trânsito para garantir a segurança do perímetro e impedir a entrada de materiais ilícitos, nos seguintes cruzamentos:

Lamenha Lins X Avenida Iguaçu

Lamenha Lins X Avenida Getúlio Vargas

Lamenha Lins X Rua Eng. Rebouças

Lamenha Lins X Rua Brasílio Itiberê

Lamenha Lins X Rua Almirante Gonçalves

Almirante Gonçalves X Rua Brigadeiro Franco

Almirante Gonçalves X Rua Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro

Almirante Gonçalves X Rua Madre Maria dos Anjos

Almirante Gonçalves X Rua Coronel Dulcídio

Almirante Gonçalves X Rua Alferes Ângelo Sampaio

Alferes Ângelo Sampaio X Rua Brasilio Itibere

Alferes Ângelo Sampaio X Petit Carneiro

Alferes Ângelo Sampaio X Avenida Presidente Getúlio Vargas

Alferes Ângelo Sampaio X Avenida Iguaçu

Iguaçu X Rua Maurício Caillet

Iguaçu X Rua Coronel Dulcídio

Iguaçu X Rua Pasteur

Iguaçu X Rua Buenos Aires

Iguaçu X Rua Desembargador Motta

Iguaçu X Rua Brigadeiro Franco

321 anos de Curitiba – Durante todo o dia, a Polícia Militar estará empenhada para garantir a segurança das festividades na região do Parque Barigui. Desde o início da manhã, o reforço da PM é empregado nas proximidades. Apesar do evento ser de responsabilidade da Guarda Municipal, a PM vai prestar apoio nas imediações do evento.

Jogo Atlético e Londrina – A partida terá aproximadamente 200 policiais do 13º e 23º Batalhões da PM, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon). Não haverá bloqueios nos acessos ao estádio. Os trabalhos começam às 15h, mas a Cavalaria estará no local antes devido ao evento de aniversário de Curitiba no Parque Barigui.

Como de costume, a equipe da Demafe chegará duas horas antes do evento começar e sairá duas horas depois de o jogo terminar.

Show do Roberto Carlos/Pedreira – Mais de 100 policiais militares da Radiopatrulha (RPA), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), do Grupo Proativo Ostensivo (Gepron) e de todas as companhias do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atuarão em toda a área externa do evento, para coibir furtos e roubos na entrada ao local. A operação de segurança começa às 16h e tem previsão de término quando todo o público se dispersar.

Haverá duas entradas no local, para garantir a segurança e a organização do evento. Bloqueios de trânsito serão montados nas proximidades da Pedreira para impedir que pessoas suspeitas e materiais ilícitos entrem no show. A Polícia Militar disponibilizará ainda uma Central de Atendimento ao Cidadão no local do evento, para que pessoas possam tirar dúvidas, fazer reclamações ou registrar uma ocorrência.

Também haverá policiamento ostensivo entre 18h e 20h nos pontos de embarque de pessoas que irão ao show nos seguintes locais:

Praça 29 de Março

Praça Oswaldo Cruz

Praça Eufrásio Correia

Praça Rui Barbosa

Museu Oscar Niemeyer

O objetivo da operação é manter a ordem e a segurança do público. Além disso, os policiais farão o encaminhamento de pessoas embriagadas, desordeiras ou que estejam portando materiais ilícitos ou armas de fogo. Um caminhão da Copa – o Centro de Comando e Controle Móvel, também estará no local para realizar o monitoramento.

Segue abaixo a relação dos pontos de bloqueio:

Mateus Leme X João Gava

Mateus Leme X Nilo Peçanha

Nilo Peçanha X Antônio Krainiski

Nilo Peçanha X João Enéas de Sá

Antônio Krainiski X Correia de Freitas

João Gava X Eugênio Flor

Eugênio Flor X R. Des. José Carlos Ribeiro Ribas

Os policiais civis da Demafe estarão na Pedreira das 18h à meia-noite. “Além dos jogos de futebol deste sábado, o show também serve como treinamento para a Copa, pois a Fan Fest organizada pela Fifa, em dias de jogos na sedes do Mundial, ocorrerá justamente na Pedreira”, diz Clóvis Galvão.

Show Guns N’ Roses – Mais de 100 policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão à disposição do público para garantir a segurança, assim como o caminhão da Copa.

29 mar 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando