Estado transfere 1.828 detentos de delegacias para penitenciárias

Transferidos para as 33 unidades do Sistema Penitenciário paranaense, 2.739 detentos foram retirados de carceragens de delegacias e distritos policiais da Polícia Civil em todo o Estado. Além disso, foram deslocados 89 presos da Superintendência da Polícia Federal no Paraná.

O maior número de transferências é de presos de carceragens de delegacias e distritos policiais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Com os 20 presos deslocados, na última quarta-feira (09), para a Casa de Custódia de Piraquara, já são 1.387 detentos dessa região absorvidos nos estabelecimentos penitenciários coordenados pelo Departamento de Execução Penal (Depen).

Isso significa uma média semanal de 98 presos. A meta da Secretaria da Justiça era transferir semanalmente 80 detentos nos estabelecimentos penitenciários, vindos dessas unidades policiais.

A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, informou que em janeiro de 2014 foram transferidos 302 presos de unidades policiais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o sistema penitenciário. Em fevereiro foram 539 transferências e, em março, 421. Só neste mês de abril já foram transferidos 125 presos.

Maria Tereza informou que desde janeiro de 2011, até março de 2014, o Sistema Penitenciário do Paraná já recebeu 33.832 presos, sendo 32.554 oriundos de delegacias e distritos policiais do Estado, sob a gestão da Secretaria da Segurança Pública, e 1.278 detentos da Polícia Federal.

O Depen se dispôs a receber, ainda nesta semana, 33 mulheres detidas na Capital. Elas se somarão a mais 20 presos que estão sendo transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara nesta quinta-feira (10). O diretor do Departamento, Cezinando Paredes, ficou encarregado de apresentar, até a próxima segunda-feira (14), um estudo de quantos presos os estabelecimentos penitenciários de Curitiba e Região Metropolitana será possível receber, sem comprometer a segurança e os trabalhos de ressocialização ali desenvolvidos.

11 abr 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando