Detentos promovem rebeliões em duas penitenciárias do Paraná

Detentos de duas penitenciárias do Paraná promoveram rebeliões na manhã desta terça-feira (22). Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, nove presos do Bloco 01 renderam um agente penitenciário. Representantes do Departamento de Estabelecimentos Penais do Estado (Depen), juntamente com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM estiveram no local para auxiliar nas negociações. O motim terminou por volta das 14 horas e o refém foi libertado.

Essa é a segunda rebelião registrada no local em menos de uma semana. Na última quarta-feira (16) um grupo de presos fez um agente refém e exigiu a transferência para o interior do Paraná.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) a PEP II tem capacidade para 1.108 presos e está com 1.212 presos.

Foz do Iguaçu 

Já por volta das 10h, os detentos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I (PEF I) fizeram quatro agentes como reféns.  Segundo informações, o motim começou no momento em que os agentes serviam o almoço. Dois deles já foram libertados e outros dois continuam nas mãos dos presos. Os detentos reclamam de maus tratos e alguns exigem a transferência do local. A  PEF I é a mesma para onde foi levado o ex-polegar Rafael Ilha, preso na tarde de ontem (21) na fronteira de Foz do Iguaçu com o Paraguai quando tentava entrar no país com armas e munições.

22 jul 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando