Curitiba tem primeira prisão de abusador de mulheres no transporte coletivo

Curitiba teve nesta terça-feira (25) a primeira prisão por assédio no transporte coletivo. A prisão foi feita pela Guarda Municipal poucas horas depois do lançamento da campanha “Busão sem abuso”, que pretende conscientizar sobre o assunto e estimular a denúncia. Duas passageiras que estavam na linha Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido fizeram a denúncia.

O homem de 38 anos foi abordado pelos agentes da Guarda Municipal da Praça Eufrásio Correia. Segundo testemunhas, ele tentou fugir quebrando o vidro de uma das janelas do ônibus, mas foi capturado e encaminhado à Delegacia da Mulher, onde pagou fiança e foi liberado.

Segundo a polícia, o acusado responderá a inquérito policial pelo crime de dano ao patrimônio público e, consequentemente pelo crime do artigo 65 da Lei de Contravenções Penais que é o de “molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável”.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, conta que as vítimas comunicaram o abuso ao motorista e este desviou a rota para a Praça Eufrásio Correia, onde há um módulo da Guarda. A orientação sobre como motoristas e guardas municipais devem proceder nesses casos, assim como a campanha, é uma ação em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, sindicato dos motoristas (Sindimoc) e sindicato das empresas do transporte coletivo (Setransp).

Para o inspetor Frederico, essa primeira prisão é exemplar e também é uma demonstração de que a campanha já oferece resposta. “Sabemos que esse tipo de crime de abuso contra as mulheres no transporte coletivo acontece bastante, mas há pouca denúncia. Esperamos que daqui por diante o número de denúncias aumente para podermos assim, coibir e punir essa conduta”, disse.

A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, diz que o fato significa que a campanha começa a surtir efeito e já apresenta os primeiros resultados. “Nossa expectativa é que as mulheres, daqui por diante, tomem coragem e denunciem esses contraventores que vinham, impunemente, cometendo esses crimes. Queremos também avisá-los de que estamos de olho”, alertou.

A ocorrência foi atendida pela delegada da Mulher, Hastrit Greipel, que explicou que o crime de abuso gera um termo circunstanciado e o pagamento de multa. Todavia, como ele cometeu crime de dano ao patrimônio público, responderá por ambos e tudo será apurado num só inquérito.

Segundo a delegada, é raro aparecerem na delegacia denúncias de casos relacionados a este tipo de crime. “A gente sabe que isso acontece muito, mas a vítima acaba dando um jeito na hora e não faz nada. Acho que a partir do momento que a mulher tem informação, que saiba que pode contar com a ajuda de outros passageiros, de motoristas, cobradores e da polícia, ela vai tomar mais coragem para denunciar os agressores. Por isso considero fundamental promover campanhas como essa, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Mulher”, disse.

26 nov 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando