Veja cinco motivos para fazer dieta detox neste verão

Foto: Pixabay

É fundamental combiná-la com atividades físicas; veja para quem ela é indicada e por quê

Após dias de exagero alimentar, é comum ouvir falar de dietas desintoxicantes, também chamadas de detox. Elas têm o objetivo de ajudar o corpo a eliminar substâncias tóxicas consumidas no dia a dia, como álcool, gordura e até agrotóxicos presentes em alguns alimentos.

Isso acontece devido a propriedades de alguns alimentos, que impulsionam a eliminação das toxinas através dos líquidos do corpo, como urina e suor, e através do melhor funcionamento do fígado e do intestino.

Para tanto, é fundamental combinar a dieta detox com atividades físicas. Isso porque elas também proporcionam suor, uma das formas de eliminação de toxinas.

A dieta é bastante indicada a consumidores regulares de restaurantes, principalmente quando não se sabe a procedência da comida servida. É comum, por exemplo, por uma questão de contenção de custos, os restaurantes não servirem vegetais orgânicos e sucos naturais, preferindo sucos de caixinha ou outros produtos industrializados.

Leia mais
Obesidade: SUS passa a oferecer a cirurgia bariátrica por vídeo

Outra indicação da dieta detox é para pessoas obesas ou que sofrem com o efeito sanfona – quando há emagrecimento e ganho de peso muitas vezes seguidas. Quem tem acne, sofre com inchaço ou se sente muito cansado sem explicações também pode se beneficiar da dieta detox, visto que tudo isso pode estar associado à presença de toxinas no organismo.

Mulheres que sofrem mensalmente com tensão pré-menstrual também devem fazer a detox. Isso porque as substâncias tóxicas no corpo podem atrapalhar o equilíbrio hormonal, piorando os sintomas. Segundo especialistas, cardápios bem elaborados da dieta desintoxicante também contêm altos níveis de antioxidantes e nutrientes, melhorando a TPM de forma geral.

Como se faz?

A dieta completa leva de 30 a 50 dias, dependendo do objetivo da pessoa. O recomendado é que ela seja feita uma vez ao ano.

Os 10 primeiros dias são chamados de preparatórios. Em seguida, vem a fase detox, que dura mais 10 dias. Depois, é hora de fazer a reintrodução alimentar, que tem 30 dias de duração.

A fase de preparação consiste em reduzir o consumo de alguns alimentos. A fase detox é quando a pessoa para de consumir os alimentos que sobrecarregam o fígado. Depois, na reintrodução, a pessoa volta a comer os alimentos que parou nas primeiras etapas Porém, é feita uma reintrodução por vez.

Durante toda a dieta, o objetivo é identificar como o corpo responde quando se tira ? e quando se coloca novamente no cardápio ? cada alimento. Assim, é possível identificar quais alimentos trazem prejuízos ao organismo de cada pessoa.

Muita gente, porém, opta por fazer apenas a fase 2, ou seja, o corte de alimentos pesados, o que proporcionada rápida perda de peso, mas que se não tiver as outras fases, pode ser facilmente recuperada

5 motivos para se fazer a dieta detox

1. Proporciona o autoconhecimento
Quando a dieta detox é feita por completo, é possível identificar quais alimentos fazem bem e quais não fazem. E cada organismo responde de um jeito. Por isso, é possível se autoavaliar para, posteriormente, riscar definitivamente alimentos que fazem mal.

2. É saudável
A dieta detox, diferentemente do que muita gente pensa, é saudável. Ela tem um cardápio rico em nutrientes. Porém, é preciso ficar atento. Muitas publicações se referem à detox apenas como uma dieta líquida e isso pode trazer prejuízos para o corpo. Vale sempre fazer a detox com acompanhamento de uma nutricionista.

3. Apresenta novos alimentos
A dieta detox estimula consumo de novos sabores e alimentos. Por exemplo, Goji Berries, café verde, hibisco e chá verde são itens que encontramos facilmente em cardápios detox. “Esses produtos podem ser consumidos em cápsulas ou chá e agem diretamente no emagrecimento”, conta Lionardo Fonseca Paiva, sócio fundador da Folha Verde, loja online de produtos naturais

4. Ajuda a emagrecer
Toda dieta se embasa no consumo de menos gorduras e alimentos industrializados. Mas poucas focam nas toxinas, que podem atrapalhar o equilíbrio do corpo, o funcionamento do intestino e até na vontade de comer doce. A dieta detox foca principalmente na eliminação das toxinas, tendo grande impacto no emagrecimento.

5. Acostuma o corpo a evitar alimentos prejudiciais
A dieta detox acontece em fases. Isso significa que nenhum alimento é cortado de um dia para o outro do cardápio. Ou seja, é mais fácil fazer a dieta detox do que outras dietas, pois o corpo se acostuma aos poucos a ficar sem os alimentos que fazem mal, substituindo-os por outros mais saudáveis.

6 fev 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando