Aedes aegypti também pode transmitir vírus Mayaro

Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

A doença provocada pelo Mayaro tem sintomas parecidos com os da chikungunya, o que pode confundir o diagnóstico das duas doenças

Além dos vírus da dengue, zika e chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir o vírus Mayaro. Não se trata de uma nova doença. O vírus foi descoberto em 1954 em Trinidad e Tobago, mas até agora só se sabia de surtos isolados na selva amazônica e em outras partes da América do Sul, como Brasil e Venezuela.

Em 2016, pesquisadores da Flórida o identificaram no Haiti, em um menino de 8 anos, com febre e dores abdominais. Concluiu-se, portanto, que este vírus pode estar se espalhando pelo continente. “A principal preocupação é que ele tenha se adaptado, pois antes era transmitido apenas por mosquitos vetores silvestres e agora aparentemente pode ser transmitido por mosquitos vetores urbanos que já estão espalhados pelo mundo: Aedes aegypti principalmente, e o Aedes albopictus”, comenta o médico Jaime Rocha, infectologista da Unimed Laboratório.

Este vírus provoca a Febre do Mayaro e os sintomas são semelhantes aos da dengue e da febre chikungunya. Por isso, muitos pacientes podem ser diagnosticados erroneamente com chikungunya. Em um artigo publicado na revista Scientific American, Marta Zaraska, jornalista especializada em ciência, destaca que o Mayaro pode se tornar um problema generalizado. “Ambos os vírus eram originalmente transmitidos por mosquitos da selva, infectando pessoas na região amazônica, mas o Chikungunya tem se adaptado e hoje é transmitido por mosquitos urbanos, que também transmitem a febre amarela, a dengue e a zika.”

Alerta

O médico da Unimed Laboratório alerta que se isso se confirmar os cuidados deverão ser redobrados, principalmente porque o Aedes está fortemente presente em todo o Brasil. “A população precisa se conscientizar da importância de medidas simples que ajudam a combater a proliferação do mosquito.

O Aedes vive só 45 dias e voa no máximo em um raio de 300 metros de onde nasceu, por isso se cada pessoa cuidar do seu quintal já ajudará bastante. Além disso, para transmitir uma doença, tem que picar primeiro uma pessoa contaminada para depois picar uma suscetível”, orienta o infectologista Jaime Rocha.

Sintomas

Os sintomas são muito parecidos com os da dengue e chikungunya. Começa com uma febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes. Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores  nas articulações. Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz.

São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por exames laboratoriais específicos, já que apenas pelo quadro clínico é difícil diferenciar a Febre Mayaro da Chikungunya. Até o momento, não há vacina contra o vírus. O tratamento é dirigido ao alívio dos sintomas e a evolução, em geral, é bastante favorável.

14 fev 2017, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando