Curitiba
 

Você no campo, sem sair de casa. Todo domingo às 09h, RIC Rural, com apresentação de Rose Machado e Sérgio Mendes.

Preservação 04/12/2016 . 10:12

Biólogos especialistas em vida marinha analisam comportamento do boto-cinza no litoral

Biólogos especialistas em vida marinha estão preocupados com o boto-cinza que usa o litoral do Paraná para se alimentar e para se reproduzir. Um estudo realizado em Paranaguá quer saber até que ponto as atividades portuárias interferem na preservação da espécie.
Agricultura 04/12/2016 . 10:11

Diminuição na área de plantio aumenta preço de comercialização de mandioca

Em 2016 a área de plantio de mandioca diminuiu 7% no Brasil. No ano que vem a redução na colheita deve ser maior, de 14%. E quem comemora é o produtor, já que o preço do produto teve aumento de 150%.
Empreendedor Rural #1 04/12/2016 . 10:10

Produtores falam sobre a importância de renovar conhecimentos

O RIC Rural mostra os dez projetos finalistas e os três melhores do programa Empreendedor Rural do Senar Paraná. A iniciativa, que já está na 14ª edição, forma, a cada ano, um contingente de produtores rurais capacitados a tocar as propriedades como elas devem ser gerenciadas: como uma empresa. Confira nesta reportagem os três primeiro indicados. São eles: Diziely, de Goioerê, que trabalha com frangos de corte; Leandro, de Campina da Lagoa, que lida com agricultura; e o casal Joemir e Aline, de Nova Santa Rosa, com produção de leitões.
Empreendedor Rural #2 04/12/2016 . 10:09

Produtores falam sobre manejo agrícola e pecuário

O RIC Rural mostra mais três finalistas do programa Empreendedor Rural, do Senar Paraná. Aldino e Esequiel de Fátima, em Goioxim, são um casal que lida com pecuária. Gustavo, de Porto União, trabalha com produção de leite. E por fim Hezion, de Paula Freitas, com agricultura.
Empreendedor Rural #3 04/12/2016 . 10:09

Produtores falam sobre diversificação e sucessão familiar

Confira mais dois finalistas do programa Empreendedor Rural, do Senar Paraná. As irmãs Cimone e Marta, de Turvo, trabalham com grãos e leite. Já a Ana Paula, de Pitanga, com diversificação de produção.
Empreendedor Rural #4 04/12/2016 . 10:08

Produtores falam sobre cuidado agrícola e produção de gado de corte

Confira os últimos dois finalistas do programa Empreendedor Rural, do Senar Paraná. A Carolina, de Maringá, quer diversificar a produção e, por isso, tem um projeto para que em 2017 isso aconteça em sua propriedade. Já a Eliana, de Cornélio Procópio, lida com produção de gado de corte.
Empreendedor Rural: Valorizando Boas Práticas 04/12/2016 . 10:07

Senar Paraná premia melhores iniciativas desenvolvidas no trabalho com o campo

Confira os três melhores projetos premiados pelo programa Empreendedor Rural 2016, do Senar Paraná. A cerimônia de entrega foi em Pinhas, na Região Metropolitana de Curitiba. O grande campeão foi Gustavo Freyhardt, que trabalha com produção de leite. Em segundo lugar ficou para Hezion Eduardo Naiverth, que lida com agricultura. E por fim, o terceiro lugar ficou com a Carolina Ferreira Porto, de Maringá, que tem um projeto de diversificação de produção em sua propriedade.
Coisas da Roça 04/12/2016 . 10:06

Tomates são um dos destaques dos telespectadores

No quadro "Coisas da Roça", o RIC Rural mostra as belezas e curiosidades do campo enviadas por telespectadores ao programa. Fotografou ou gravou imagens de uma paisagem rural interessante? Participe do "Coisas da Roça" enviando um e-mail para: ricrural@ricpr.com.br
Sabor da Terra 04/12/2016 . 09:58

Aprenda a receita de um saboroso Panetone de Natal

No quadro Sabor da Terra, o RIC Rural ensina o preparo de um saboroso Panetone de Natal. MODO DE PREPARO: Misture 60 gramas de fermento, 1 xícara de açúcar, 8 gemas de ovo, 200 gramas de manteiga, 100 ml de óleo, 25 gramas de sal, 1 copo e meio de leite, 2 colheres de essência de Panetone e 1 quilo e 200 gramas de farinha de trigo. Depois de sovar bem a massa, abra e coloque 300 gramas de frutas cristalizadas e 100 gramas de uva passa. Corte a massa em quatro partes e deixe crescer por cerca de 60-90 minutos. Leve para assar. Decore a gosto.
Amor pelos Animais 27/11/2016 . 09:26

Adestrador treina cães de pastoreio há quatro anos em Curitiba

O RIC Rural mostra o trabalho de um adestrador que há quatro anos treina cães de pastoreio em Curitiba. Esse tipo orientação com os animais é uma das técnicas mais antigas para uso em atividades no campo.