Prefeitura de Curitiba será disputada em 2º turno por Greca e Leprevost

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) Fotos: Divulgação

Capital do Paraná tem quase 1,3 milhões de eleitores. Rafael Greca (PMN) teve 356 mil votos, enquanto Ney Leprevost (PSD) ficou com 219 mil

O cargo de prefeito de Curitiba será disputado em segundo turno, no dia 30 de outubro, pelos candidatos Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD). A capital do Paraná tem 1.289.215 eleitores que votaram em 3.940 seções. 

Greca teve 356.539 votos (38,38%), enquanto Leprevost conquistou 219.727 votos (23,66%).

O candidato Gustavo Fruet (PDT) ficou em terceiro lugar com 20,03% dos votos (186.067), seguido do candidata Maria Vitória (PP) com 5,66% (52.576).

Requião Filho (PMDB) alcançou 5,60%, dos votos válidos (52.017);
Tadeu Veneri (PT) ficou com 4,28% (39.758);
Ademar Pereira (PROS) teve 1,24% dos votos válidos (11.489);
Xênia Mello (PSOL) alcançou 1,15% (10.683).

O candidato Rafael Greca disse estar satisfeito com o resultado do primeiro turno. “Estar no segundo turno é uma grande vitória”, falou aos repórteres durante entrevista no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Para Ney Leprevost, as dúvidas dos eleitores poderão ser esclarecidas durante o segundo turno das eleições. “Teremos tempo de televisão igual ao adversário e queremos fortalecer a aliança com o povo. Estou muito satisfeito com o resultado”, contou o candidato.

Segundo o presidente do TRE-PR, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a eleição na capital ocorreu de forma tranquila. “Tudo aconteceu tranquilamente, demonstrando a maturidade do eleitor paranaense. Tudo aconteceu conforme planejado. Tivemos a sorte de ter um dia sem chuva e sem casos de violência”, disse.

Em Curitiba, 44 urnas foram substituídas após apresentarem problemas. No Paraná, o número de equipamentos que precisaram ser trocados, a maioria relacionado a bateria e energia elétrica, ficou em 316.

Gestão
O atual prefeito da capital e candidato a reeleição, Gustavo Fruet (PDT), aparecia em segundo lugar nas principais pesquisas de intenções de voto registradas no TRE-PR. Fruet concedeu uma entrevista no fim da tarde desta domingo.

O candidato estava abatido e não fez uma avaliação completa do que aconteceu durante a campanha. “Elenco alguns fatores, como a crise política e econômica, que afetou minha gestão. Acredito também que a comunicação pode ter sido uma fator falho em minha gestão. Vamos trabalhar fortemente na transição de gestão nos próximos meses”, disse.

Questionado sobre qual candidato irá apoiar no segundo turno das eleições municipais, Fruet apenas afirmou que deve fazer reuniões nos próximos dias para tomar a decisão em conjunto com a equipe e coligações dos partidos.

CMC
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve 15 novos vereadores eleitos em 2016. Para o diretor de comunicação da Casa, Filipi Oliveira, a renovação não é considerada positiva pela câmara. “A renovação de 39% está abaixo das duas últimas legislaturas. Desta vez, temos uma questão específica em que seis vereadores não se candidataram a reeleição”, afirmou.

Confira a lista dos parlamentares eleitos:

Zezinho Sabará (PDT)
Osias Moraes (PRB)
Toninho da Farmácia (PDT)
Tito Zeglin (PDT)
Goura (PDT)
Marcos Vieira (PDT) 
Mauro Ignácio (PSB)
Dona Lourdes (PSB)
Julieta Reis (DEM)
Colpani (PDB)
Sabino Picolo (DEM)
Jairo Marcelino (PSD)
Felipe Braga Côrtes (PSD)
Professor Euler (PSD)
Bruno Pessuti (PSD)
Serginho do Posto (PSDB)
Beto Moraes (PSDB)
Thiago Ferro (PSDB)
Mestre Pop (PSC)
Rogério Campos (PSC)
Dr. Wolmir (PSC)
Noemia Rocha (PMDB)
Professor Silberto (PMDB)
Fabiane Rosa (PSDC)
Cacá Pereira (PSDC)
Pier (PTB)
Geovane Fernandes (PTB)
Mauro Bobato (PTN)
Oscalino do Povo (PTN)
Cristiano Santos (PV)
Dra. Maria Leticia Fagundes (PV)
Paulo Rink (PR)
Maria Manfron (PP)
Professora Josete (PT)
Hélio Wirbiski (PPS)
Tico Kuzma (PROS)
Ezequias Barros (PRP)
Katia dos Animais de Rua (SD)

2 out 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando