Prefeito de Araucária renuncia ao cargo por motivos de saúde

Olizandro Ferreira foi diagnosticado com Miastenia Gravis em 2012 (Foto: Reprodução/Facebook)

Saída de Olizandro Ferreira (PMDB) ocorre devido ao tratamento médico de uma doença grave. Vice Rui Souza (PTC) assume a prefeitura da cidade

O prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira (PMDB), renunciou ao cargo de prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na noite de terça-feira (26). A prefeitura da cidade informou, por meio de nota, que a saída de Ferreira ocorre devido ao tratamento médico de uma doença grave.

Quem assume a administração municipal é o vice-prefeito Rui Souza (PTC). A previsão é que ele tome posse ainda nesta quarta-feira (27), às 20h.

Na noite de terça, Ferreira se reuniu com secretários municipais e vereadores. A carta de renúncia foi protocolada na manhã desta quarta na Câmara Municipal da cidade.

Ferreira foi diagnosticado com Miastenia Gravis – doença autoimune que afeta o desempenho muscular – em 2012, antes mesmo de ser eleito para o segundo mandato. Ele fazia o controle da doença, que se agravou nos últimos dias. O tratamento da Miastenia deve durar três meses e requer isolamento e repouso, já que a imunidade do paciente fica comprometida.

No dia 14 de julho, a neurologista Maria Tereza de Moraes Souza emitiu um atestado com o pedido de afastamento do cargo para Ferreira. Segundo o laudo, a doença comprometia a movimentação dos olhos do paciente. 

Sobre a doença
O Ministério da Saúde define a Miastenia Gravis como uma doença autoimune caracterizada por fraqueza flutuante. O paciente deve melhorar com o repouso e piorar com a prática de exercício, infecções, ansiedade e estresse emocional, entre outros fatores. Ainda segundo o ministério, a fraqueza pode ser limitada a grupos musculares específicos – músculos oculares, faciais, etc – ou ser generalizada. Nos casos mais graves, pode ocorrer insuficiência respiratória do paciente associada a fraqueza muscular grave.

 

27 jul 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando