Universidade de Ponta Grossa promove Festival Nacional de Teatro

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza entre os dias 6 e 14 de novembro o Festival Nacional de Teatro (Fenata), que reúne peças de vários Estados brasileiros, em mostra competitiva e não competitiva. A edição deste ano comemora os 40 anos da universidade.

Os grupos de teatro selecionados na categoria adultos vão se apresentar no auditório A do Cine-Teatro Ópera; as peças infantis serão encenadas no Teatro Marista. Haverá apresentações também no calçadão da Rua Coronel Cláudio. No auditório B do Cine-Teatro Ópera terá espetáculos de bonecos.

O festival será aberto com a peça “De malas prontas para lugar nenhum”, que registra o lançamento do primeiro Fenata. Será feito também o lançamento do selo 2012: O Ano da Cultura na UEPG. Sem usar uma única palavra, a peça impressiona por onde passa, usando uma linguagem universal. De autoria e com direção do espanhol Pepe Nuñez, a comédia traz no elenco Vanderleia Will e Lily Cursio.

Com várias premiações, De Malas Prontas é a presença nos palcos da Cia Catarinense Pé de Vento Teatro. A comédia conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto. É uma situação que, rapidamente, gera conflitos e leva a uma guerra. Na peça, o humor determina o ambiente para se tratar dos conflitos do cotidiano. É uma crítica à irracional violência do dia a dia.

A história do festival começa em novembro de 1973. O festival marcou a memória das gerações dos anos 70 e 80 e se firmou como um dos mais tradicionais festivais de teatro do país. Antes chamado Festival Nacional de Teatro Amador, tem destaque hoje no calendário dos eventos do gênero, especialmente para os grupos teatrais de diversas regiões brasileiras.

3 out 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando