O vigor e a energia da música de Fanta Konatê na Caixa Cultural Curitiba

A artista africana se apresenta ao lado da Troupe Djembedon . (Foto: Adriano Porto)

Ao lado da Troupe Djembedon, artista revela os sons e a dança do oeste africano em Curitiba

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 3 a 6 de novembro, a cantora e bailarina Fanta Konatê, da Guiné-Conacri. A artista africana se apresenta ao lado da Troupe Djembedon. Juntos, fazem um trabalho pioneiro no Brasil de divulgação da cultura africana. O espetáculo, que celebra os 12 anos de carreira da artista no Brasil, traz a ancestralidade e a contemporaneidade, típicas do trabalho de Fanta Konatê.

A artista do oeste da África revela a musicalidade das tradições, somada às danças vigorosas e alegres do povo do seu país e ainda ao poder do djembê, tambor milenar da etnia Malinkê (Guiné/Mali), que é confeccionado a partir do tronco de árvore considerada sagrada pelo povo da Guiné e tem formato de taça. O espetáculo também traz belas imagens da África em projeções multimídia, transformando o show numa experiência única para os amantes e curiosos pela arte africana.

A Troupe Djembedon é pioneira no trabalho de divulgação da cultura africana no Brasil e na difusão dos tambores djembê. O repertório da Fanta Konatê combina os tambores djembê e dunun (também da África) e outros instrumentos ancestrais aos tradicionais de sopro e de corda. No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o espetáculo une Brasil e Guiné, com a apresentação das mais novas composições da artista guineana.

Fanta Konatê é de família representativa da arte tradicional Malinkê, da região Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram os tambores djembês. É fundadora do Instituto África Viva. Fanta teve sua formação nos balés da Guiné, foi coreógrafa, bailarina, professora de teatro e arte-educadora de organizações não governamentais como Médicos sem Fronteiras e Crianças Refugiadas do Mundo (Enfants Réfugiés du Monde).

Oficina

Além do show, o público terá a oportunidade de participar de uma oficina gratuita de dança africana, no dia 5 de novembro, das 14h às 15h30. A oficina é aberta para qualquer pessoa, a partir dos 7 anos de idade. A inscrição deve ser feita pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, de 24 de outubro a 2 de novembro. As vagas são limitadas.  

21 out 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando