Jornada de Ritmo, Música e Movimento promove 12 oficinas de percussão

Curitiba vai se transformar em uma grande mistura de ritmos e sotaques musicais. Com apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), a Cena Hum Academia de Artes Cênicas promove, entre os dias 27, 28 e 29 de setembro e 4, 5 e 6 de outubro, a Jornada de Ritmo, Música e Movimento. Voltado a educadores, artistas, estudantes e demais interessados, o evento reúne 12 oficinas ministradas por quatro professores convidados.

Charles Raszl – que é guitarrista, compositor, diretor musical de dois grupos de teatro de rua e integrante do grupo Barbatuques – ministra três oficinas (uma delas para crianças entre 4 e 14 anos) onde são valorizadas as técnicas de percussão corporal.

Uirá Kuhlmann – consultor de Educação Musical para professores, escolas e demais espaços culturais, além de pesquisador e arranjador na área de Educação Musical e Cultura Brasileira – ministra oficinas onde sons são obtidos através da utilização de bambolês e dos chamados “boomwhackers”, tubos coloridos que agradam tanto aos ouvidos quanto aos olhos, numa bela mistura de música e artes plásticas.

Percussionista e professor conhecido internacionalmente, com mais de 20 anos de carreira, especializado em ritmos e percussão brasileira, Ari Colares ministra as oficinas de “Samba de Roda e Samba” (o samba de roda é considerado o avô do Samba), “Jongo” (uma das matrizes do samba, o Jongo está diretamente associado à cultura africana), “Coco de Roda e Baião” (o coco de roda tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no Brasil). As oficinas com Ari Colares constituem uma valiosa oportunidade para vivenciar e aprender importantes ritmos e melodias tradicionais da cultura brasileira, com seus toques de percussão, passos de dança, cantoria e história.

Estevão Marques – músico, professor de percussão, integrante do grupo “Palavra Cantada” e diretor musical especializado em músicas e danças do mundo – prova que a música pode ser retirada de qualquer instrumento. Em uma de suas oficinas, intitulada “Colherim”, ele ensina a utilizar a colher como instrumento de percussão. A prática é popular em muitos lugares do mundo, como Espanha, Canadá e Turquia.

O evento é coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Música da EMBAP, Jaira Perin. Em cada oficina oferecida pela jornada são disponibilizadas 30 vagas. As inscrições para cada uma delas custam R$ 80,00 (escolhendo 3 oficinas, é dado 10% de desconto) e podem ser realizadas através do endereço www.percussionices.blogspot.com ou pessoalmente na Secretaria da Cena Hum (Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco – Curitiba. Telefone de contato: 41-3333-0975). No hot-site também é possível encontrar os valores e formas de pagamento, além de fotos, vídeos, currículos dos professores e descrição detalhada das oficinas.

CONFIRA A RELAÇÃO DE OFICINAS, DATAS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO:  

Oficina 1 – Técnicas de Percussão Corporal (27/09, das 14h às 17h)

Ministrante: Charles Raszl. O tema de estudo é o próprio corpo, que pode ser utilizado na produção de diferentes sons e ritmos.

Oficina 2 – Ritmos Regionais na Percussão Corporal (27/09 das 19h às 22h)

Ministrante: Charles Raszl. Serão trabalhados ritmos brasileiros, jogos de improvisação e criação por meio de técnicas de percussão corporal especialmente desenvolvidas pelo grupo Barbatuques.

Oficina 3 – Percussão Corporal pra crianças (28/09 das 9h às 12h)

Ministrante: Charles Raszl. Voltada a crianças entre  4 e 14 anos de idade, convida os participantes a desenvolverem o ritmo e a coordenação psicomotora a partir de uma sequência de atividades lúdicas que estimulam a própria percepção.

Oficina 4 – Boomwhackers: Música para cartelas e tubos (28/09 das 14h às 17h)

Ministrante: Uirá Kuhlmann. A exploração dos sons obtidos através de tubos coloridos transforma a oficina em uma enorme brincadeira, recheada de desafios e movimentos musicais. As músicas nascem a partir de Cartelas e Palavras, com divertidos temas.

Oficina 5 – Boomwhackers: Música e Cênica (29/09 das 9h às 12h)

Ministrante: Uirá Kuhlmann. Tubos coloridos são novamente explorados, dessa vez com o intuito de estimular a criação de palco, permitindo pesquisas de deslocamento pelo espaço e maior interação com os demais participantes.

Oficina 6 – O bambolê, a música e o movimento (29/09 das 14h às 17h)

Ministrante: Uirá Kuhlmann. O foco de trabalho são bambolês desmontáveis, que permitem a criação de música e da arte plástica dentro de sala de aula.

Oficina 7 – Samba de roda e samba (04/10 das 14h às 17h)

Ministrante: Ari Colares. Oferece o aprendizado de técnicas de percussão, cantoria e muita dinâmica corporal a partir do estilo musical tradicional afro-brasileiro.

Oficina 8 – Coco de roda e baião (04/10 das 19h às 22h)

Ministrante: Ari Colares. Aborda técnicas de execução dos instrumentos associados a esses ritmos, que são o pandeiro, o atabaque, o ganzá, a zambumba e o triângulo.

Oficina 9 – Jongo (05/10 das 9h às 12h)

Ministrante: Ari Colares. Busca a exploração desse ritmo através de variados instrumentos e um forte trabalho de percepção corporal.

Oficina 10 – Colherim (05/10 das 14h às 17h)

Ministrante: Estevão Marques. Utiliza a colher como instrumento de percussão, prática popular em muitos lugares do mundo, como por exemplo a Espanha, o Canadá e a Turquia.

Oficina 11 – Mirabolâncias pelo mundo (06/10 das 9h às 12h)

Ministrante: Estevão Marques. Traz jogos do mundo inteiro que são transformados, com o acompanhamento de instrumentos inusitados, em dança e música.

Oficina 12 – No embalo do batuque (06/10 das 14h às 17h)

Ministrante: Estevão Marques. Trabalha a dança e a percussão popular do Brasil de Norte a Sul, focando na percepção das diferenças e semelhanças entre os diversos sotaques musicais brasileiros.

4 set 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando