Torcidas dos 4 times grandes de São Paulo se unem em ato pacífico pró-Chape

Tom Vieira Freitas, Foto Arena, Estadão Conteúdo.jpg

Gaviões da Fiel, Mancha Verde, Torcida Jovem e Independente mostraram solidariedade ao clube catarinense

Algumas das torcidas dos quatro principais clubes de São Paulo podem ter dado um passo rumo à melhoria das relações entre si. E o motivo foi bastante nobre: a tragédia sofrida pela Chapecoense na última semana, que vitimou 71 pessoas e deixou apenas três sobreviventes do elenco catarinense.

Leia mais:

Investigação completa de acidente da Chapecoense pode levar seis meses

Diferentes torcidas se unem na homenagem em Chapecó

No início da tarde deste domingo, as organizadas Gaviões da Fiel, Mancha Verde, Torcida Jovem e Independente, consideradas das mais emblemáticas organizações de torcedores de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, respectivamente, promoveram uma reunião que teve como objetivo demonstrar solidariedade ao clube catarinense em meio a tantas demonstrações de solidariedade vindas do mundo do esporte.

Durante o sábado, os perfis das redes sociais das quatro organizadas orientaram os seus associados e simpatizantes a comparecerem às suas sedes na manhã deste domingo para que, cada um com seu grupo, seguissem até o ponto de encontro especificado a Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu.

Quando todas as torcidas chegaram, por volta das 13 horas deste domingo, os fãs respeitaram um minuto de silêncio, e depois marcharam da praça até a porta do estádio do Pacaembu, em uma movimentação que ocorreu totalmente sem incidentes – ao contrário. Em meio a bandeirões, baterias e fogos de artifício, os torcedores das quatro agremiações cantaram uma só música durante todo o tempo, o grito de “Vamos, vamos, Chape” que ficou popularizado no Brasil e no mundo após a tragédia – e foi, inclusive, cantado pelos jogadores do Atlético Nacional no vestiário antes e depois da partida da equipe, na noite do último sábado, pelo Campeonato Colombiano.

O ato, que contou com uma temática comum para todos e, naturalmente, não tratava de nenhum tipo de disputa entre as torcidas, teve respeito e paz entre as quatro organizadas do início ao fim. Em dado momento, inclusive, todas cantaram rapidamente “É Liberdade!”, em aparente crítica ao tratamento recebido pelas entidades do futebol brasileiro e pela polícia ao longo dos últimos anos.

A iniciativa foi bastante elogiada nas redes sociais, o que pode servir como exemplo de convivência futura entre organizadas rivais. Prova disso foi o que ocorreu no sábado, durante o velório coletivo das vítimas da queda do voo da Chapecoense, quando torcidas de vários clubes brasileiros já haviam se unido em um ato simbólico de colocar as suas bandeiras lado a lado nas arquibancadas da Arena Condá.

Em dado momento do evento, os presidentes das quatro torcidas organizadas, que um dia já foram rivais, chegaram a se abraçar e em breves palavras, lamentar o ocorrido com o avião da Chapecoense.

Além da Gaviões, da Mancha, da Torcida Jovem e da Independente, mais duas torcidas representantes de equipes do futebol paulista também estiveram presentes no Pacaembu: a Esquadrão, cuja torcida apoia o XV de Piracicaba, e a Esquadrão Andreense, com fãs do Santo André, equipe do ABC paulista.

4 dez 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando