Tocha olímpica é apresentada em Brasília. Revezamento deve atingir 90% da população

Entre revezamento e trânsito, o símbolo dos jogos olímpicos vai passar por cerca de 500 municípios do País

A tocha olímpica foi apresentada ao mundo nesta sexta-feira (03) em Brasília. O revezamento da tocha deverá atingir até 90% da população brasileira, seja acompanhando o percurso pessoalmente, ou interagindo pelas redes sociais. Essa é a previsão do Comitê Rio-2016, que acredita que o engajamento da população é uma das principais marcas do tour.

“A gente tem uma estimativa de que o revezamento vai impactar 90% da população. Ela passará por todas as capitais do País, fora as cidades vizinhas. Existe uma concentração muito grande de pessoas nessas áreas”, considera Leonardo Caetano, diretor de Cerimônias do comitê.

Entre as cidades em que a tocha vai visitar durante o revezamento e outras nas quais ela apenas atravessará durante o percurso entre um estado e outro, cerca de 500 municípios terão recebido a chama olímpica, um dos símbolos máximos das Olimpíadas. A tocha vai percorrer 20 mil quilômetros por terra e dez mil milhas pelo ar.

“Esse revezamento na verdade é uma grande contagem regressiva para os Jogos”, pondera Caetano. “Ela passará por símbolos do Brasil, como Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu. O resultado final é um grande engajamento.”

A tocha olímpica dos Jogos do Rio foi concebida em apenas dois meses. A equipe dos designers Gustavo Chelles e Romy Hayashi mergulhou neste período na história olímpica e brasileira para desenvolver 200 conceitos diferentes até chegar ao modelo final apresentando em Brasília.

“Esse prazo era relativamente curto. O modelo da tocha tem de ser bem aceito por culturas diferentes”, avalia Chelles. “A tocha tem de representar muito bem os valores olímpicos, mas também ter a cara do Rio e do Brasil”, pondera Beth Lula, diretora de Marcas do Comitê Rio-2016.

Segundo Beth, a escolha pelo modelo vencedor acabou sendo uma tarefa fácil. “Foi escolhida por unanimidade, a mais rápida que participei. Tínhamos uma comissão formada por 11 membros, incluindo dois profissionais do mercado. A empresa vencedora conseguiu pegar o traço, a sutileza e nossas formas orgânicas.”

Movimento e cor

O grande diferencial da tocha olímpica do Rio-2016 está no momento do “beijo”, que é quando uma tocha encosta na outra para transmitir a chama durante o revezamento. Nesse instante, a tocha ganha cores e movimento. “A tocha, quando está em repouso, fica fechada e toda branca. Quando acionamos o gás, ela se abre e revela cores que remetem ao País”, destaca Gustavo Chelles.

3 jul 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando