Ginastas de escola municipal ganham bronze e vão para Torneio Nacional

As alunas da Escola Municipal Helena Kolody, no bairro Campo de Santana, vão representar Curitiba no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que será realizado em São Luiz, no Maranhão, entre os dias 18 e 21 de setembro.

No último domingo (30), as ginastas haviam conquistado a terceira colocação (categoria conjunto pré infantil mãos livres) e quarta colocação (individual pré-infantil nivel 1) durante o 2º Torneio Regional de Ginástica Rítmica, realizado pela Federação Paranaense de Ginástica, no Clube Curitibano.

Únicas representantes de escola pública na competição, as alunas da escola disputaram com 276 ginastas de clubes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O bronze foi garantido pelas ginastas Maria Gomes, Nicolli Moraes, Hanieli Huzek, Bianca Bismayer, Natalia Oliveira e Vitória Souza. Elas arrancaram aplausos e emocionaram a plateia com a apresentação de conjunto mãos livres, com tema marítimo que lhes conferiu 9.850 pontos.

Hanieli Huzek, de 10 anos, ficou com a 4ª colocação na categoria individual pré-infantil, mãos livres. “Sabíamos que teríamos competidoras de peso, mas o nosso desejo e dedicação nos fizeram ter uma boa classificação”, disse Henieli, emocionada.

“Foi um desempenho maravilhoso dessas corajosas meninas, que além do torneio venceram muitas adversidades para levar o nome de Curitiba para todo o País”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, na cerimônia de premiação.

Famílias
As ginastas integram o projeto de Ginástica Rítmica desenvolvido na escola pelos professores Robson Marques Machado e Nátia Miguel da Silva, durante o contraturno escolar. Os treinos semanais e a dedicação das ginastas deram resultado e garantiram a classificação. “Elas são determinadas e têm excelentes condições de repetir o bom desempenho na etapa nacional” diz Robson.

Na plateia, os pais vibravam com a execução de cada movimento. Além do talento das meninas, a competição revelou também o dom para costura das mães, que unidas colaboraram na confecção dos trajes usados.

A cerimônia de premiação contou com a participação dos secretários municipais da Educação, Roberlayne Borges Roballo, e do Esporte e Lazer Aluisio Dutra. A etapa regional sul foi organizada pela Federação Paranaense de Ginástica com apoio da Prefeitura de Curitiba, Clube Curitibano e Renault.

Projeto
O projeto de ginástica acontece desde 2007 e foi criado pela dupla  de professores para atender a necessidade das estudantes que apresentavam potencial para o esporte, mas não tinham onde treinar. Desde que as aulas iniciaram o projeto tem sido fundamental para assegurar melhor desempenho escolar e mais oportunidades para as meninas da região sul da cidade. Além de estudantes da escola, outras meninas da comunidade participam das aulas, por meio do programa Comunidade Escola.

Além da formação de novas atletas, o projeto influenciou na redução do índice de vulnerabilidade de crianças no Campo do Santana. “Como a participação das meninas no projeto é vinculada ao desempenho nas atividades escolares, conseguimos redução no índice de evasão escolar”, diz a diretora da escola Helena Kolody, Fernanda Burecki dos Santos.

O projeto tem reflexos positivos que extrapolam o aprendizado da ginástica e rende medalha de ouro também na saúde. Os cuidados e a valorização com o corpo exigidas pelo esporte contribuíram para reduzir o número de casos de gravidez precoce entre meninas da região. Também é menor o índice de crianças ociosas na rua. Os dados foram verificados por profissionais da Unidade de Saúde Rio Bonito, referência no atendimento à comunidade da região.

“Associado às ações do Programa Saúde na escola, o projeto de ginástica tem sido importante para a melhoria da qualidade de vida das meninas da região”, diz o coordenador local da Unidade de Saúde Bairro Novo, Eloi da Rocha Guimarães.

Confira a classificação das estudantes da rede:

Conjunto Pré-Infantil ML – 3º Lugar com 9,850 pontos

Pré-Infantil Nível 1
Hanieli Huzek – 4° Lugar Geral, 4º Lugar Mãos Livres, 4° Lugar Corda
Nicolle Morais – 8 Lugar Geral, 9º Lugar Mãos Livres, 7° Lugar Corda
Bianca Bismayer – 9° Lugar Geral, 9º Lugar Mãos Livres, 10° Lugar Corda

Pré-Infantil Nível 2
Maria Gomes – 20° Lugar Geral, 18º Lugar Mãos Livres, 33° Lugar Corda
Vitória Souza – 24° Lugar Geral, 29º Lugar Mãos Livres, 29° Lugar Corda
Natalia Oliveira – 35° Lugar Geral, 37º Lugar Mãos Livres, 31° Lugar Corda

Infantil Nível 1
Emilli Roldo – 9° Lugar Geral, 10º Lugar Mãos Livres, 5° Lugar Arco

Infantil Nível 2
Ana Santos – 31° Lugar Geral, 27º Lugar Mãos Livres, 33° Lugar Arco

Juvenil Nível 1
Adrielli Santos – 12° Lugar Geral, 9º Lugar Bola, 12° Lugar Fita

22 jul 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando