Atlético vence o Grêmio na estreia do Campeonato Brasileiro

O Atlético Paranaense não jogou bem, mas venceu o Grêmio na estreia do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (20) de Páscoa. O Furacão, que sofre com a punição do mando de campo – pela briga na última rodada do Brasileirão do ano passado – mandou o jogo para o Estádio Orlando Scarpelo, em Florianópolis (SC). Retrancado, Dráusio marcou o único gol da partida, em uma jogada de bola parada.

O clube paranaense, após a eliminação da Libertadores, sofreu mudanças dentro e fora de campo. Doze jogadores foram rebaixados para o time “expressinho” e o técnico Miguel Ángel Portugal retrancou a equipe: formou duas linhas de quatro jogadores com o volante Deivid entre a divisão (4-1-4-1). O time sofreu muita pressão durante todo o jogo, mas deu certo e a equipe somou os primeiros três pontos na competição.

O próximo compromisso do Furacão pelo Brasileirão é contra o Vitória, no Estádio do Pituaçu, no próximo domingo, dia 27, às 16 horas. Já o Grêmio recebe o Atlético Mineiro na Arena Grêmio, também no domingo. Antes, a equipe do Rio Grande do Sul encara o San Lorenzo pelas oitavas de final da Libertadores.

O jogo

Jogando com o mando de campo, o rubro-negro começou melhor na partida com um time bem postando em campo, marcando muito bem e saindo para o ataque nas bolas roubadas pela zaga. O Grêmio entrou em campo pressionando e teve a primeira chance de gol com a cabeçada de Zé Roberto, mas em um erro de sua defesa levou primeiro.  Aos 15 minutos, Marcos Guilherme cobrou a falta na entrada da pequena área, Dráusio se antecipou da defesa e tocou para o fundo das redes marcando o primeiro do Furacão no Brasileirão.

Com a vantagem, a equipe atleticana passou a se defender com nove jogadores e chamou o tricolor para o ataque. As chances apareceram com os chutes de Ramiro, Riveros e Barbos, mas o goleiro Santos foi muito bem e segurou a vitória parcial. Marcos Guilherme e Paulinho tiveram a chance de ampliar no final da primeira etapa, mas chutaram fraco para a meta de Marcelo Grohe e o tempo terminou em 1 a 0.

Na volta do vestiário, o Grêmio voltou melhor e pressionando em busca do empate. Novas chances apareceram e não foram poucas. Pará e Riveiros chutaram perto da meta atleticana e Barcos cabeceou para a boa defesa de Santos. A equipe rubro-negra respondeu com Natanael e Éderson.

Na sua primeira ação, o técnico Miguel Ángel Portugal fechou ainda mais seu time com a saída de Éderson para a entrada do lateral Lucas Olaza, levando a equipe gaúcha para o ataque. Marcelo se tornou o único atacante atleticano, mas pouco pôde fazer sem um meio de campo com qualidade. Apesar da pressão gremista, a retranca feita pelo técnico argentino funcionou e o Atlético saiu com a vitória construída no primeiro tempo.

Ficha Técnica

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC. Data: Domingo, 20 de abril. Horário: 16h (Horário de Brasília).

Arbitro: Marcelo de Lima Henrique. Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Márcio Luiz Augusto (SP).

Atlético: Santos; Mário Sérgio, Dráusio, Cleberson e Natanael; Deivid, João Paulo, Paulinho Dias (Deivid) e Marcos Guilherme (Mosquito); Marcelo e Ederson (Lucas Olaza).

Técnico: Miguel Ángel Portugal

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará (Éverton), Geromel, Bressan (Rodriguinho) e Breno (Léo Gago); Edinho, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Dudu e Barcos.

Técnico: Enderson Moreira

Gols: Dráusio (14 min 1ª tempo)

Cartões amarelos: Paulinho Dias (Atlético-PR); Ramiro (Grêmio); Edinho (Grêmio)

20 abr 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando