Arthur reina e ofusca o Imperador

Com certeza o 100º Campeonato Paranaense merecia uma semifinal como essa. Além das reviravoltas e o fim do favoritismo dos times da capital, a emoção define muito bem esta fase da competição.

A partida desta última quarta-feira (02) entre Londrina e Atlético-PR foi, sem sombra de dúvidas, a mais emocionante de todas disputadas neste campeonato. Mexeu com o coração dos londrinenses, atleticanos, maringaenses, para saber quem seria seu adversário nas finais, e até mesmo com o dos coxas-brancas, que ansiavam por uma derrota do Furacão.

Porém hoje, antes de começar a comentar o jogo, parei para pensar a quem dedicaria esta boa fase – emocional – do campeonato. Um time específico? Um jogador que surpreendeu? Um técnico? Ou todos? Ficarei com a ultima opção. Sei que uma competição assim não é construída apenas com o que os jogadores fazem em campo, ou o que os treinadores fazem fora dele, mas sim, um conjunto de forças.

Por acreditar nesta teoria, fiquei extremamente chateada por ver no final da partida do Coritiba, no último fim de semana, a torcida do Verdão pedir a saída do técnico Dado Cavalcanti, como se a culpa pela desclassificação fosse dele. Os torcedores esquecem que quem joga, quem tem que dar resultado em campo são os jogadores. O técnico faz a parte dele em escalar os melhores, aqueles que se saem bem nos treinos. Se um jogador vai mal nos treinos, não entra em campo, é a lei obvia do futebol. Mas agora, reclamar que uma derrota é erro técnico, é o pior pensamento – de massa – que o torcedor brasileiro tem.

Voltando ao jogo do Furacão e do Tubarão de ontem, tecnicamente o Londrina foi superior ao Atlético. Gostei muito do ataque do Tubarão. A dupla Arthur e Joel – por mais que o Joel tenha perdido alguns gols impossíveis de perder – fez uma boa partida. O Arthur também perdeu gol e ninguém ficou crucificando-o depois. Prefiro dizer que jogadores bons que perdem gols em partidas decisivas sofrem com uma certa ansiedade crônica.

Parabéns ao Londrina pela classificação e parabéns também para a torcida Alviceleste que deu um show dentro e fora das arquibancadas. Com certeza o corredor feito na recepção aos jogadores foi primordial na vitória.

Agora o Tubarão encara o Maringá pelas finais no próximo domingo (06) no Estádio do Café.

3 abr 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando