Anderson Silva vence Nick Diaz por pontos e chora no octógono

O lutador de MMA Anderson Silva, o Spider Man, derrotou o  norte-americano Nick Diaz por pontos, em decisão unânime dos juízes na luta da madrugada deste domingo (1º), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O combate principal do UFC 183 marcou o retorno do brasileiro ao octógono. Spider fez uma luta equilibrada com Diaz, mas mostrou superioridade em praticamente todos os rounds, convencendo os juízes de seu triunfo. Dois deles marcaram vitória do Spider nos cinco assaltos (50 x 45), enquanto um jurado deu só uma das parciais para o atleta norte-americano (49 x 46).

 

Clique e veja a chamada do Canal Sport TV que anunciava o retorno do Spider Man

Anderson Silva entrou no octógono tentando transmitir tranquilidade e mostrou bastante controle emocional diante das provocações do adversário. O lutador norte-americano xingava e fazia poses debochadas durante a luta, cruzando os braços e até deitando no octógono. Apesar do ar arrogante, Diaz mostrou-se menos ativo do que normalmente. Acostumado a atuar no contragolpe, Spider procurava circular para atrair o rival, que o chutava na perna direita. O ex-campeão dos pesos médios do UFC surpreendeu usando com frequência e sem receio a sua perna esquerda, a qual sofreu fratura pouco mais de um ano antes.

No primeiro round, Silva impôs seu ritmo e acertou fortes golpes contra um oponente acuado contra a grade, porém apresentou dificuldade na parcial seguinte, a melhor de Nick Diaz. O norte-americano manteve as provocações e teve sucesso com seu conhecido boxe de grande volume de socos, alternando linha de cintura e cabeça. Mesmo assim, Spider Man teve bons momentos e demonstrou qualidade nos reflexos, desviando muito bem dos golpes de Diaz. O combate foi para o segundo intervalo deixando dúvidas sobre o ganhador do round.

Os três assaltos seguintes foram dominados por Anderson Silva, que passou a chutar mais, alternando ataques na perna e no corpo do oponente, além de pisões no joelho direito rival. Mas foram nas combinações de socos, o ponto forte de Diaz, que Anderson teve mais sucesso, tomando a iniciativa com jabs e depois combinando outros golpes com a mesma mão da frente ou a de trás. Diaz, porém, permanecia vivo no combate e conectava suas próprias sequências e chutes na perna da frente de Silva.

Sem nocaute ou finalização, o confronto foi decidido nos pontos e Bruce Buffer anunciou a vitória de Spider. Neste momento, o brasileiro desabou de costas no octógono e não segurou o choro. Ele elogiou e agradeceu Diaz na entrevista pós-luta e disse que considera as provocações e xingamentos normais. Emocionado, agradeceu a todos os brasileiros, que compareceram em grande número na arena do cassino MGM. Em português, Silva lembrou dos médicos que acompanharam sua recuperação, agradeceu também sua família e disse que, logo após quebrar a perna, chegou a acreditar que sua carreira no MMA estava acabada.

Em um primeiro momento, Spider afirmou que poderia pendurar as luvas, mas em entrevista ao canal Combate, já fora do octógono, disse ser provável que continue atuando. Silva está com 39 anos e tem mais 14 lutas em seu contrato com o UFC.

O adversário Nick Diaz elogiou o brasileiro, mas disse acreditar ter merecido a vitória, declaração que não passou impune às vaias do público.

Grande noite para lutadores brasileiros

O resto do evento foi também positivo para os demais brasileiros. O único que perdeu foi Rick “Monstro”, derrotado pelo compatriota Ildemar Marajó por decisão dividida dos juízes. Thiago “Marreta” superou o norte-americano Andy Enz por nocaute técnico no primeiro assalto, Rafael “Sapo” triunfou por decisão unânime dos jurados sobre o inglês Tom Watson, Thiago Alves impôs ao canadense Jordan Mein um nocaute técnico no segundo round e Thales Leites finalizou o estadunidense Tim Boetsch com um katagatame na segunda parcial.

1 fev 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando