Curitiba

TJ-PR abre concurso público para 503 vagas em cartórios do Paraná

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições do concurso público para cartórios extrajudiciais. A quantidade de vagas oferecidas é a segunda maior na área do país. “O concurso do Paraná é um dos mais esperados, pois todos os cartórios do estado já estão instalados, funcionando, ao contrário de outros estados em que os vencedores do concurso terão que implantar novas unidades. São 503 ofícios vagos, sendo 326 por provimento e 177 por remoção”, conta o coordenador do curso preparatório Concurso de Cartório, Heverson do Valle.

As inscrições devem ser feitas até 18 de fevereiro pelo site www.ibfc.org.br do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizadora do concurso. O edital e outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná clicando aqui. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200. Podem concorrer bacharéis de Direitos e pessoas que exerceram a função notarial ou registral por dez anos ou mais. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.

O concurso é composto por seis etapas. A primeira será uma prova objetiva com 100 questões aplicadas no dia 30 de março. Segundo Heverson do Valle, a etapa inicial é classificatória e as notas costumam ser altas. “Para se diferenciar o candidato deve apostar em questões específicas sobre Direito Notarial e Registral, buscando estudar conteúdo específico destas áreas”, completa.

Histórico
Em julho de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fosse realizado no Paraná concurso público para o preenchimento de cartórios extrajudiciais. Ao todo, cerca de 31% das 1,1 mil serventias paranaense eram ocupadas por não concursados.

O certame foi marcado para o dia 8 de dezembro de 2012, o qual foi suspenso por uma liminar do CNJ baseado em pedidos de candidatos, que alegaram problemas técnicos na aplicação da prova.

Você confere outras oportunidades na página especial de concursos públicos do Portal RIC Mais clicando aqui.

Envie seu comentário

Comentários (0)

MEC divulga resultado da primeira chamada do ProUni

Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (ProUni) já podem conferir o resultado da primeira chamada pelo site do Ministério da Educação (MEC), pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes.

O candidato aprovado deverá comparecer à instituição onde se candidatou com a documentação necessária para a comprovação das informações prestadas na ficha de inscrição até o dia 24 de janeiro.

Aqueles que não tiverem o nome na lista de aprovados em primeira chamada terão oportunidade na segunda chamada, que será divulgada no dia 3 de fevereiro. Os candidatos que não tiverem sido aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse em aguardar por uma vaga na lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro. As bolsas remanescentes serão distribuídas para esses candidatos conforme as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso seja chamado na lista de espera, o candidato terá os dias 19 e 20 de fevereiro para comparecer à instituição com a comprovação dos dados da ficha de inscrição.

 

 

Envie seu comentário

Comentários (0)

Confira as vagas ofertadas pela Agência do Trabalhador

Nesta segunda-feira (20), a Agência do Trabalhador oferece 21948 vagas, em diferentes ramos de atividade, em todas as regiões do Paraná. Em Barracão, são 13 vagas para soldador, 4 para confeiteiro e 3 para auxiliar de marceneiro. Em Guaratuba, 15 para coletor de lixo e 15 para varredor de rua. Em Peabiru, 235 para auxiliar de linha de produção.

Para conferir a relação completa, clique aqui.

Envie seu comentário

Comentários (0)