Professores de Curitiba reúnem dicas para ajudar candidatos no vestibular

Foto: USP Imagens

Orientação vale também para estudantes que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Com a proximidade do período de vestibulares e também do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o RICMais conversou com professores de um colégio de Curitiba e elaborou dicas que podem ajudar os candidatos na hora das provas.

As principais dicas são que o estudante tente manter a calma, leve mais de uma caneta no dia do exame e não deixe o celular ligado. Os professores do Colégio Novo Ateneu (CNA) de Curitiba, que está há mais de 90 anos no mercado de educação, separaram algumas informações importantes para duas provas específicas, e uma delas, em especial, é fundamental na avaliação.

Redação
De acordo com a professora de Língua Portuguesa do Colégio Novo Ateneu, Angela Simino, os temas de redação demandam do estudante conhecimento de uma situação atual ocorrida no país ou no mundo, algo relevante ou que de alguma forma esteja em discussão.

“Dessa forma, para não levar um susto e não saber o que escrever, é interessante que os alunos que farão a prova tenham em mente temas como: intolerância religiosa, crise dos refugiados, corrupção em grandes organizações, as manifestações políticas, a expansão do Zika, Chikungunya e Dengue, por exemplo”, disse. 

A professora lembrou ainda que esses temas são tratados como um problema na maioria das vezes. Além da redação ser bem estruturada, com começo, meio e fim, o aluno deve apresentar uma proposta de intervenção.

Angela recomendou começar a prova pela redação – tanto no vestibular, quanto no Enem. Lembrando que no caso do Enem, a redação é aplicada no segundo dia de prova, juntamente com 90 questões objetivas que exigem muito do candidato.

“Deixá-la para o final é correr o risco de não ter tempo suficiente de realizá-la com qualidade devido ao cansaço físico e psicológico”, complementou.

Outra dica da professora é verificar se o gênero textual requerido é o dissertativo-argumentativo, o que obriga o candidato a expor sua opinião de forma clara e com bons argumentos, ou apenas dissertativo.

Literatura
A leitura das obras indicadas é extremamente importante, pois as seis questões da prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, têm esses textos como referência.

Para o professor de literatura do CNA, Tiago Fonseca, as aulas, análises e resumos são um trabalho complementar que não substitui o contato direto com o texto literário.

“Mas, caso o aluno não tenha feito seu dever de casa, recomenda-se uma leitura atenta do enunciado e dos textos que integram a questão. Em alguns casos, trata-se de pura interpretação de texto”, falou.

O professor lembrou também que, a princípio, os dez livros podem ser cobrados na prova, porém em alguns casos, uma única questão pode fazer referência a duas ou mais obras.

24 set 2016, às 00h00.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando