Tarifas de ônibus da Região Metropolitana mais caras a partir de domingo

Desde a meia-noite do último domingo (13) as tarifas do transporte coletivo da rede não integrada da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tiveram um reajuste médio de 8,87%. O sistema de transporte não integrado atende cerca de 150 mil passageiros por dia.

Como as tarifas das linhas são diferenciadas, a Comec  fez um estudo da planilha de custo das 14 empresas que atendem as 78 linhas de ônibus metropolitanas não integradas. A variação de custos por linha ficou entre 5,26% e 9,26%.

Neste estudo foram considerados a distância percorrida, a quantidade de passageiros e o equilíbrio econômico-financeiro do conjunto de linhas por empresa. Além disso, neste ano, a Prefeitura de Curitiba reajustou a tarifa técnica da rede integrada em 8,41%, passando de R$ 2,93 para R$ 3,18. Com base no aumento dos insumos que compõem a tarifa técnica é que são pagas as empresas operadoras. Na sua definição, a Comec informa que adotou os mesmos critérios e índices de aumentos de insumos para o reajuste das linhas metropolitanas não integradas.

De acordo com o órgão, nestas tarifas não incide nenhum tipo de imposto estadual, pois o Governo do Estado desonerou o ICMS sobre o óleo diesel ainda em 2013. Também não são cobradas taxas de gerenciamento sobre estas linhas metropolitanas.

Confira a tabela com os novos valores dos ônibus das linhas metropolitanas clicando aqui. 

12 abr 2014, às 00h00.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando