Tarifa do pedágio sobe em 27 praças do Paraná na segunda-feira

Os motoristas que trafegarem pelas estradas pedagiadas do Paraná, a partir da próxima semana, devem se preparar para pagar mais caro. O preço do pedágio em 27 praças irá sofrer um reajuste médio de 4,88%. O aumento foi autorizado nesta sexta-feira (28) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

A nova tabela de preços do pedágio no Paraná começa a vigorar no próximo dia 1º de dezembro. “O reajuste é contratual e ficou menor do que índices inflacionários, como IPCA apurado pelo IBGE”, afirmou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.

Um dos trechos que será reajustado é o da BR-277, administrado pela Ecovia, que liga Curitiba ao litoral do Paraná. A nova tarifa para carros de passeio sobe dos atuais R$ 15,40 para R$ 16,80. Neste caso, o aumento foi de 8,76%. Já na Ecocataratas o reajuste foi de 8,97%. A explicação para um reajuste nesses casos seria a aplicação do degrau tarifário e a conclusão de obras que não estavam previstas no contrato das duas concessionárias.

Confira abaixo a nova tabela de preços dos pedágios no Paraná, que começa a vigorar na próxima segunda-feira (1º): 

Cálculo

Para chegar ao percentual de reajuste, foi adotada a fórmula estabelecida pelo contrato de concessão, que utiliza seis índices relacionados ao andamento de obras rodoviárias, calculados pela Fundação Getúlio Vargas. São eles terraplenagem (movimentação de terra), pavimentação (asfaltamento novo ou recapagem), obras de arte especiais (viadutos e pontes), custo nacional da construção (insumos), projetos especiais (de engenharia) e, por fim, o IGPM – o Índice Geral de Preços de Mercado. Cada um desses fatores tem um indicador próprio que demonstra a oscilação de custos ao longo dos últimos doze meses e considera todas as variáveis envolvidas. E é com a média ponderada destes fatores que se estabelece o índice anual de reajuste.

Assista a reportagem:

28 nov 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando