Perdas acumuladas

Veja dicas de como reivindicar correção do valor do FGTS


Arquivo
Redação RIC Mais

Todos as pessoas que tiveram contrato formal de trabalho entre os anos de 1999 e 2013, inclusive aposentados e pessoas que já tenham sacado o benefício, podem entrar na Justiça para pedir correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF), no período o Fundo passou a ser reajustado através da chamada Taxa Referencial (TR), que ficou abaixo da inflação e não acompanhou os demais índices de correção. Com isso, o poder de compra não teria sido recuperado e os trabalhadores recebido menos do que deveriam.

De acordo com algumas entidades de classe, que têm se organizado e entrado com processos coletivos em prol de seus associados, as perdas podem chegar a 88% dos valores depositados.

O primeiro passo para reivindicar o reajuste é juntar documentação referente aos depósitos já efetuados e procurar um advogado especializado em processos trabalhistas, levando cópia do RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e extrato do FGTS (solicitado na Caixa Econômica Federal). O processo não é aberto contra a empresa em que se trabalha ou onde trabalhou, mas sim contra o governo Federal, que é quem arrecada o Fundo de Garantia.

Confira matéria exibida pela RICTV Record:

Confira entrevista com advogada exibida no programa Paraná no Ar:

Comentários no Portal (25)

  1. Marcia gruber | fazenda rio grande, gralha azul

    vamos la pessoal fiquei sabendo que tem que entrar com o processo so ate fevereiro

  2. SUAMIR | BARRETOS, AMERICA

    SE TEM UM GOVERNO DESGRAÇADO NO MUNDO E O DO BRASIL .SE VC DEVE PRA ELES O POVO TA FERRADO ,ELES DEVEM E NÃO PAGA .E AINDA FAZ GRAÇA COM O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRA ,ISTO É UMA VERGONHA?

  3. Laercio Hidalgo Fajardo | Sorriso MT, Jd Aurora

    Caso tenha algum advogado que queira pegar essas causas em pacote , tenho interesse em passar o meu processo para recuperação dos valores , devo ter um bom dinheiro , pois trabalhei praticamente esse periodo inteiro registrado e saquei o FGTS duas vezes , mas sempre tive salarios bons .

  4. Albens | Goiania, Jd Presidente

    Qual o custo em média que um advogado deverá cobrar neste caso?

    O Governo ora o Pai Nosso assim: “Venha a nós.” e ponto final. Mas o complemento “o teu Reino, seja feita a Tua vontade”, nem sequer pensam em orar, pois a Justiça é inerente ao Reino de Deus, e a vontade de Deus é sempre se importar com os injustiçados.

  5. aderbal grott arruda | curitiba, centro

    eu tenho a seguinte opiniao a conta dos advogados tem que porna conta da caixa tambem.nos temos de receber o nosso livre. blz

  6. aderbal grott arruda | curitiba, centro

    isso aconteceu tendo um governo do partido dos trebalhadores pt. imaginese nao fosse,o que eria de nos.

  7. Francisco Lisboa | Porto Alegre, Arquipélago

    A questão nessa reivindicação, caso o governo tenha que pagar as diferenças, será o repasse das diferenças para o reajuste dos imóveis, pois a captação do FGTS e da poupança é canalizada para financiar habitação que por sua vez é corrigida pela TR. Eis a situação à analisar.

  8. Wilmar Padilha | Curitiba, Hauer

    Como vou pagar ao profissional que vai me representar, visto que a correção será depositada nas contas? Somente terão direito ao saque da correção aqueles que nesse período efetuaram o saque (demissão sem justa causa e aposentadoria)? O governo erra e tenho que contratar um profissional para dizer ao governo “Olha, vocês erraram na correção de meu FGTS!!! ” é uma situação absurda!!! terei como acionar o governo pelos 30% pago ao profissional, visto que o erro não foi meu e sim do governo!!!

  9. Vera Lucia | Lajeado, Moinhos

    Aqui no Sul, estão dando improcedente direto , nem adianta ajuizar. Se encaminhar e perder no supremo , já era. Vamos esperar por um tempo ate começarem a saírem alguns.

  10. Marli Plantes | Curitiba, Alto Boqueirão

    Olá pessoal

    Como tenho que fazer para entrar com o pedido? tem que ser através de advogado? procon? pequenas causas?

    Agradeço a ajuda

    Marli

  11. Dr Rivaldo Ribeiro | maringá, centro

    amigos colegas advogados, peça seu material e atenda seu cliente – FGTS correção – rivaldo_ribeiro@hotmail.com

  12. Dr Rivaldo Ribeiro | Maringá pr, Zona 03

    Venho informar aos colegas que já tenho sentença de procedência na ação de correção do FGTS 1999 a 2013 caso os colegas queiram enviar email para rivaldo_ribeiro@hotmail.com

    Dr. Rivaldo Ribeiro

  13. ana luc ia ferreira gomes | rio de janeiro, guadalupe

    e isso ai vamos acordar já dormimos muitos e ficamos bem adormecido vamos todos juntos cobrar nossos direito vamos lutar se o FGTS e nosso que venha para nossas mãos chega de tanta sacanagem de tanta safadeza vamos que vamos ano de eleição ta na hora de darmos o troco vamos para a praia das 8 as 18 horas

  14. guilherme | curitiba, sao braz

    o minimo que eles deviam fazer é nos pagar sem termos que recorrer à advogados.. se o dinheiro é nosso, teria que ser todo ele..

  15. Raimundo Martins | Araguaina, Patrocinio

    Acho uma puta sacanagem, se o erro é do governo federal, tem que devolver o dinheiro para quem já sacou o FGTS sem nenhuma ação judicial, e obrigar a CEF a depositar a diferença para os trabalhadores que estão trabalhando e ponto final. Se fosse nós trabalhadores que tínhamos que devolver, o governo não entrava nem na justiça dava um jeito imediatamente de nos cobrar e olhe lá tomava até o colchão de dormir é uma roubalheira sem tamanho. Pagar por um erro que não é nosso. rsrsrsrsrsrsrsrsr. ta de brincadeira.

  16. artilho | joinville, jardin paraiso

    isso é uma vergonha tenque correr atraiz do que é seu e ainda pagar esse governo só ferra com o trabalhadr assim é o nss quando a prrecisa doente aqueles medicos recosa o esame cambada de ladrão

  17. Lais | Fortaleza, Barra

    Se é um direito nosso, então deveria ser depositado em nossas contas automaticamente e não inventarem um monte de burocracia. Ter que juntar provas que vc realmente recebeu, ter que contratar advogado.. Por que tudo isso? Não já foi visto o erro? Então seria muito mais simples esse safados nos devolver o que é nosso.

  18. Missael | fortaleza, messejana

    Dá pra fazer essa solicitação de valores já recebidos devido a rescisão passada? E o contrato atual, também recebe esse ajuste?

  19. JOSE GERALDO RODRIGUES SILVA | Fortaleza, Colonia

    Atualmente como está sendo o reajuste do fgts da CAIXA,ainda é por tr? Isso por que temos u monte de funcionários públicos nos representando, mas o que fazem e retardar nossas conquistas,será que eles são funcionários púbicos para servir ao povo? Todos órgãos voltados ao trabalhador nos dão dor de cabeça., INSS que nos diga!…..

  20. carlos alberto costa da silva | dias davila, bosque 03

    coreçao do fgts

  21. Laura | São Bernardo do Campo, vila sta luzia

    Dinheiro… é nosso! vamos correr atrás, kkk bjusss

  22. Sérgio Oliveira | Candeias, Areia

    ELES NOS TRATAM COMO IDIOTAS!!! DESCONTA A VISTA O QUE SUAMOS PARA TERMOS, SABE LÁ DEUS O QUE PASSAMOS NAS EMPRESAS…. DEPOIS O GOVERNO USA O NOSSO DINHEIRO, DEPOIS NÃO CONSEGUE SUSTENTAR MAIS ESSA ROUBALHEIRA, E PARA O CONTRIBUINTE REVER PERDAS TEM QUE PAGAR 30% PARA OS ADVOGADOS. SE É DE DIREITO PORQUE NÃO FAZ A REVISÃO AUTOMATICA E DEPOSITA NO CARTÃO CIDADÃO DE CADA CONTRIBUINTE….REALMENTE ELES NOS TRATAM COMO IDIOTAS!!!!!!
    É MAIS UMA VEZ O GOVERNO SE PASSANDO DE BONZINHO E FAZENDO CAMPANHA COM O PRÓPRIO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE

  23. hosmulo moraes | salvador, centro

    Isto é um absurdo! houve um erro da caixa, será que realmente foi erro? por que eles( governos) nunca erram para beneficiar o povo, o trabalhador, se realmente foi um erro, por que eles não corrigem de ofício, sem que o povo seja novamente penalizado, se foi com má fé, isto é crime, cadéia neles. Más para isto eu tenho a solução: Este ano vai ter eleições, nada de votação, vamos fazer isto por umas tr~es eleições concecutivas, quem sabe, assim, eles entendam, por vez. que é o povo que manda, o povo é o patrão.

  24. hosmulo moraes | salvador, centro

    tenho a solução: não votem durante uma três eleições concecutivas, somente, assim, eles vão aprender que o povo é o patrão. se fosse o contrário, se tivesse sido um “erro” para mais na conta no trabalhador, o desconto no saldo do fgts seria de imediato. por que ter que contratar advogado( honorários em média 30%) por um erro que não foi do trabalhador? isto é bivitimar o trabalhador.

  25. hosmulo moraes | salvador, centro

    tenho a solução: não votem durante uma três eleições consecutivas, somente, assim, eles vão aprender que o povo é o patrão. se fosse o contrário, se tivesse sido um “erro” para mais na conta do trabalhador, o desconto no saldo do fgts seria de imediato. por que ter que contratar advogado( honorários em média 30%) por um erro que não foi do trabalhador? isto é bivitimar o trabalhador.



Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook

Blogs

  • SOBREQUASETUDO

    Herivelto Oliveira é jornalista e apresentador da RICTV Record

    Blog do Herivelto Oliveira, apresentador da RICTV Record.

  • COMUNICAÇÃO

    PROSA NOVA, blog de Luiz Andrioli com notícias da comunicação criativa e inovadora

    Notícias da comunicação criativa e inovadora. Por Luiz Andrioli.

  • EM CARTAZ

    EmCartaz

    Guia cultural com a programação de Curitiba.

  • CULTURA

    Café e cinema

    Críticas cafeinadas de filmes variados e em cartaz nos cinemas.

  • PARANGOLÉ

    RIC MAIS Nery de Mello, o Parangolé, é apresentador do Balanço Geral Oeste

    Blog do apresentador Balanço Geral Oeste com notícias da região.

  • RETRATOS

    Fábio Guillen é repórter da RICTV Record

    Registros do cotidiano. De Fábio Guillen, repórter RICTV Record.

  • > Veja mais blogs e parceiros