Procon-PR divulga ranking do atendimento em 2012

O número de atendimentos registrados pelos Procons integrados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Estado do Paraná foi de 192 mil consumidores em 2012.
Só o Procon-PR atendeu, no período, 124.851 consumidores de Curitiba e Região Metropolitana.

Entre os assuntos mais demandados ao longo do ano destacam-se:

1° – Bancos (7,21%) – 9002
2° – Telefonia fixa (5,21%) – 6515
3° – Telefonia Celular (4,90%) – 6120
4° – Cartão de Crédito (3,94%) – 4916
5° – Internet Rápida (2,46%) – 3067

EMPRESAS MAIS RECLAMADAS

1º – As empresas do Grupo OI (OI Telefonia Fixa, Oi Telefonia Celular, OI TV e outras) lideram o ranking com 7.333 atendimentos;
2º – As empresas do Grupo Itaú (Banco, Financeira, Itaucard, Hipercard e outras) estão em segundo lugar, com 4.413 atendimentos;
3º – Grupo Claro S/A, com 2.684 atendimentos;
4º – TIM Celular S/A com 2.592 atendimentos;
5º – Grupo Santander (Banco, Leasing e outras) com 1.663 atendimentos;
6º – Grupo Bradesco (Banco, Leasing, Cartões de credito e outras) com 1.543 registros de atendimento.

A área de atendimento com maior número de reclamações por parte dos consumidores é a de Serviços, com 52.688 atendimentos, o que representa aproximadamente 42% total de atendimentos.

As áreas de Produtos e Assuntos Financeiros, com 29.261 e 28.333 registros realizados, respectivamente, ficaram muito próximas em número de atendimentos, com 23% e 22% em relação ao total.

O assunto mais demandado que foi “Bancos”, pertence à área que ficou em terceiro lugar no número de registros de atendimentos, que é Assuntos Financeiros. Entretanto, o assunto Bancos representou 32% da demanda da área.

Constatou-se também, o que pode ser uma tendência a ser verificada no futuro, que é um aumento das demandas no setor de telecomunicações (telefonia fixa com 6.515 atendimentos; telefonia celular com 6.120 atendimentos; Serviço de Internet Rápida, com 3.067 registros e TV por assinatura com 2.968. Juntos, são responsáveis por 18.670 atendimentos ou 15% do total. Constatou-se um aumento de 11% em relação ano anterior.

A diretora do Procon-Pr, Claudia Silvano, destacou que os atendimentos realizados pelo órgão, somados aos dos Procons municipais integrados ao Sistema Estadual, em número de 25 municípios, foi de aproximadamente 200 mil pessoas. Mais 4 municípios passaram a usar o Sistema Estadual em 2012.

Os principais problemas que se repetiram em todas as áreas pesquisadas, referem-se a cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc); problemas com contrato (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e publicidades enganosas) e à qualidade de produtos (vício ou má qualidade de produto/ serviço, defeitos e garantia de produtos).

19 mar 2013, às 00h00.
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