Prefeitura responde dúvidas sobre FGTS para vítimas das chuvas

As intensas chuvas do mês de junho causaram muitos problemas, em diversas regiões do Estado do Paraná. Muitas famílias tiveram suas moradias destruídas pela força da natureza e ficaram sem saber como recomeçar.

Várias cidades decretaram estado de emergência e algumas liberaram o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para ajudar no reinicio das famílias. Em Cascavel os acordos para o benefício estão em fase de liberação, mas a população ainda tem muitas dúvidas.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal respondeu as perguntas frequentes dos cidadãos em relação à liberação do FGTS aos trabalhadores que residem em regiões afetadas pelas fortes chuvas. Confira!

1 – Quando será liberado o saque do FGTS?

A data será divulgada nos próximos dias. Assim que Prefeitura e Caixa Econômica Federal finalizarem os procedimentos burocráticos para montagem da logística do atendimento ao cidadão, será anunciado o dia do início da liberação.

2 – Já está definido o local do atendimento?

Quando iniciar, o atendimento será realizado no auditório e no saguão da Prefeitura de Cascavel.

3 – Quem vai poder sacar o FGTS?

Poderão sacar trabalhadores que possuam conta do FGTS, com saldo, e que residiam, na época do sinistro, em um dos bairros atingidos pelas fortes chuvas, ventos e inundação.

4 – Quanto poderei sacar da minha conta?

O trabalhador poderá sacar o saldo que possui em conta, até o valor de R$ 6.220,00 de cada conta do FGTS.

5 – Quais os documentos que tenho que providenciar para o saque?

Para receber o FGTS é necessário que o trabalhador apresente documento de identificação pessoal, Carteira de Trabalho, Cartão Cidadão ou número de inscrição PIS/Pasep, comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, extratos bancários, carnês de pagamentos) emitido nos últimos 120 dias anteriores ao sinistro.

O comprovante de residência tem de estar no nome do titular da conta de FGTS.

6 – Quais são os bairros e loteamentos que foram atingidos?

Poderão sacar o FGTS moradores dos Bairros Canadá, Universitário, Novo Milênio, Tropical, Veneza, Santo Onofre, Santa Cruz, Periolo, Pacaembu, Nova Iorque, Cascavel Velho, Morumbi, Interlagos, Claudete, Cancelli, 14 de Novembro, Cataratas, Brasmadeira, Jardim União, Santa Felicidade, Paulo Godoy, Esmeralda, Santos Dumont, Parque dos Ipês, Jardim Amizade, Gramado.

Distritos de Juvinópolis, Sede Alvorada, São João, São Salvador e Rio do Salto.

7 – A casa tem de estar cadastrada na Defesa Civil para comprovar que sofreu sinistro?

Não é obrigatório.

8 – Preciso comprovar que a minha casa sofreu dano?

Caso queira, pode apresentar notas fiscais de materiais adquiridos ou de serviços contratados em função dos prejuízos sofridos, ou até mesmo fotografias. Entretanto, não é indispensável a apresentação desses documentos.

9 – Não tenho comprovante de residência no meu, somente do meu marido. Posso apresentar a Certidão de Casamento e o comprovante de residência no nome dele?

Sim, desde que apresente Certidão de Casamento ou documento de União Estável registrada em cartório.

10 – Até quando irão efetuar o pagamento do FGTS?

Até o início do mês de setembro. A data exata será divulgada no mesmo dia em que for divulgado o início do atendimento.

22 jul 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando