Operação investiga fraude de R$ 18 mi em declarações do IR no Paraná

Uma operação conjunta entre a Delegacia da Receita Federal e a Polícia Federal, realizada na manhã desta quarta-feira (16), investiga um esquema de fraudes em declarações do imposto de renda envolvendo cerca de 400 contribuintes, a maioria servidores públicos do Estado do Paraná, que recebiam restituições indevidas.

Os suspeitos promoviam há mais de três anos um incremento ilegal em restituições do Imposto de Renda prestando informações falsas para diminuir o valor devido ou aumentar a quantia que seria recebia na restituição. O valor do golpe pode chegar a R$ 18 milhões.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, estão sendo cumpridos nas cidades de Curitiba e Capanema, município no Sudoeste do Paraná. A operação, batizada como “Grande Prole”, realiza também dezenas de fiscalizações contra contribuintes que se beneficiaram do esquema.

A fraude foi descoberta a partir do cruzamento de informações e análises de risco e o golpe era monitorado há mais de um ano pelo setor de inteligência da Receita Federal, quando algumas DIRPF do exercício de 2013 passaram a ser investigadas por unidades da RFB. As mesmas falsidades já estavam novamente sendo utilizadas nas declarações entregues este ano.

O suposto responsável por preparar as declarações já respondeu criminalmente por uso de documento falso, um segundo CPF obtido indevidamente. Ele inseria nas DIRPF de seus clientes informações falsas com objetivo de elevar as restituições ou reduzir o imposto a pagar.

Os contribuintes envolvidos no esquema poderão responder criminalmente por prática de crimes contra a ordem tributária.

17 abr 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando