O que se deve levar em conta na hora de comprar um apartamento?

A compra de um apartamento envolve uma série de fatores, não só burocráticos, mas também pessoais. A confiança e a satisfação da escolha são essências na hora de fechar uma negociação. Por isso, alguns cuidados são necessários para evitar o arrependimento e até mesmo dívidas não previstas. O que se deve levar em conta na hora de comprar um apartamento, primeiramente, é a segurança.

Normalmente, o valor do imóvel está de acordo com a faixa de preço da região, que envolve também quesitos de segurança. Porém, cabe ao comprador junto ao corretor, avaliar se a região é ou não segura. Isso dependerá do aspecto do bairro, dos outros bairros ao redor, da iluminação das ruas, quantidade de comércios, etc. Outro fator importante é averiguar cuidadosamente todos os detalhes que envolvem o imóvel e a proposta de venda.

Dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, com base no Censo Demográfico de 2010, constatou que Curitiba concentra mais de 152 mil apartamentos, com destaque para as regiões do Água Verde,  Boa Vista, Cidade Industrial, Portão e Centro, este último com a maior concentração.

Dentre os bairros destacados, Cidade Industrial e Portão são os mais indicados para quem deseja um imóvel de baixo custo. No entanto, apresentam altas taxas de roubos e violência. Nos bairros Água Verde e Boa Vista, os imóveis costumam ser mais caros. São regiões que concentram imóveis de maior investimento, com condomínios luxuosos e edifícios sofisticados.

Já na região central da cidade, é comum encontrar edifícios mais antigos e maiores, que, dependendo da localização, serão também mais caros – certamente, os que possuem mais pontos comerciais ao entorno. A grande vantagem de morar no centro é justamente essa, de ter inúmeras opções comerciais, de serviços e entretenimentos próximos, o que muitas vezes economiza combustível ou passagem de transporte público.

Financiamento ou compra à vista: qual vale mais a pena?

Para quem tem condições, a compra à vista com certeza tem mais vantagens. Não só aumentam os descontos em cima do imóvel, como elimina as chances de endividamento. O único risco do comprador é de se arrepender da aquisição.

Quem opta por financiamento, precisa estar com uma situação financeira equilibrada, pois assim o risco de se endividar é menor. Mas como ter certeza disso? Consulte seu corretor ou o seu banco, para que eles possam lhe dar as devidas orientações. Pois, em média, as parcelas do apartamento devem comprometer 30% do seu orçamento mensal.

Seja qual for a sua escolha, ao decidir comprar um apartamento, o importante é sempre buscar a alternativa mais segura. No portal Chaves na Mão você encontrará a melhor opção, seja na compra de um lançamento ou de um imóvel antigo.

Acesse www.chavesnamao.com.br

16 dez 2015, às 00h00.

No Ar

Cidade Alerta Paraná

Tudo que acontece no Paraná e que afeta o seu o dia a dia, de segunda a sexta, com Paulo Gomes.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando