Governo Estadual anuncia o fim do sistema integrado de transporte

O Governo do Paraná anunciou nesta sexta-feira (30) que não vai renovar o convênio com a URBS (Urbanização Curitiba S.A), que mantinha a Rede Integrada de Transportes (RIT). Isso significa o fim da tarifa única para quem circula entre Curitiba e as cidades da Região Metropolitana. Omar Akel, presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), diz que governo já estuda medidas emergenciais e pretende anunciar nova tarifa metropolitana na próxima semana.

Leia mais:

Tarifa de ônibus em Curitiba pode passar de R$ 3 em fevereiro

Governo do Paraná acusa URBS de “evasão de recursos” e “apropriação indébita”

Prefeito acredita em possibilidade de locaute na greve de ônibus

Depois do anúncio feito pela Comec, o governo do estado enviou uma nota reafirmando o desejo de manter a integração no transporte, mas não desmentiu as informações de Akel.

O atual modelo foi criado da década de 80 e foi considerado modelo em todo o Brasil, por possibilitar que os passageiros andassem por toda a RMC pagando apenas uma passagem. Ao todo a RIT atendia 14 cidades e transportava mais de 2 milhões de passageiros por dia, segundo dados da URBS.

“Propusemos que fosse estabelecida uma tarifa mais equilibrada e que eventuais déficits fossem cobertos meio a meio entre o governo estadual e o polo metropolitano, que é Curitiba. Mas a prefeitura disse que não será possível . Já comunicamos que ela não precisa aguardar nada da nossa parte e pode divulgar a tarifa de Curitiba”, disse o presidente da Comec, ao jornal Gazeta do Povo.

Omar Akel  informou ainda que a Comec está planejando ações emergenciais de operação das linhas metropolitanas. “Estamos estudando as alternativas e esperamos divulgar a tarifa metropolitana na próxima semana, disse Akel. “O posicionamento de Curitiba inviabiliza a manutenção da RIT. Não vejo caminho de volta”, completou.

A Prefeitura de Curitiba afirmou que não foi notificada sobre a decisão do Estado e ainda acredita na manutenção do sistema integrado de transporte. Em nota, a administração municipal disse que não pode assumir responsabilidades do governo do estado e que trabalha com objetivo de reduzir a necessidade de subsídios. “Porém os usuários não podem assumir integralmente a conta. Curitiba também faz parte do Paraná.”

30 jan 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando