Conta de luz residencial deve ficar 23,88% mais cara no Paraná

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu de 35,05% para 24,86% o reajuste médio previsto para a conta de luz no Paraná. Para os clientes residenciais, o acréscimo deve ser de 23,88%, que será aplicado aos 4,2 milhões de clientes da Copel Distribuidora, residentes em 396 municípios do Paraná. O diferimento será incluído como um componente financeiro nos próximos processos tarifários da distribuidora.

O principal motivo para o reajuste foi o aumento de custos pagos pela distribuidora para a compra de energia suplementar, após o término do período de suprimento de alguns contratos de comercialização – tipo de energia contratada a preços mais baratos do que os obtidos em leilões de suplementação. As empresas têm o direito de repassar esses aumentos de custos a suas tarifas. Em nota, a Aneel informa que também causou impacto a variação da tarifa cobrada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O reajuste da Copel estava suspenso desde o dia 25 de junho, quando a Aneel acolheu o pedido da empresa. Ainda segundo a nota, o novo percentual será compensado de forma retroativa tendo como referência o dia 24 de junho.

Confira os percentuais por classe de tensão:

Alta Tensão (> 2,3 kV) – 26,28%

Baixa Tensão (< 2,3 kV) – 23,89%

Média (Baixa Tensão e Alta Tensão) – 24,86%

Consumidor Residencial (B1) – 23,88%

Campo Largo e Guarapuava

Os novos percentuais de reajuste tarifário também serão aplicados em outras duas concessionárias localizadas no estado Paraná: Cocel e CFLO.

Para a Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), que atende 46 mil unidades consumidoras localizadas no município de Campo Largo (PR), o aumento na conta de luz ao consumidor residencial será de 23,95%. Já aos 54 mil consumidores de Guarapuava, atendidos pela Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO), o reajuste na energia elétrica residencial será de 27,30%.

 

22 jul 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando