Consulta de consumidores ao Disque Economia cresce 36% em Curitiba

As consultas por telefone e pelo site do Disque Economia somaram 12.162 pesquisas no primeiro quadrimestre deste ano. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Crise econômica faz população recorrer ao serviço para pesquisar os preços dos alimentos nos supermercados da capital

Pressionados pela crise econômica, os consumidores estão mais atentos às variações de preços dos alimentos. O Disque Economia, serviço de pesquisa de preço da Secretaria Municipal do Abastecimento, registrou um aumento de 36% na procura dos consumidores pelos resultados dos levantamentos realizados em supermercados. As consultas por telefone e pelo site somaram 12.162 no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril), enquanto que no mesmo período do ano anterior foram 8.957.

“Enquanto o real estava estabilizado e não havia inflação galopante, o consumidor não sentia essa necessidade. Agora, é preciso fazer o dinheiro render. As pessoas têm que fazer pelo menos três refeições por dia e a alimentação tem um grande impacto no orçamento familiar”, explica o economista Henry Paulo Lira, coordenador do Disque Economia. Uma das funções do serviço é justamente o trabalho de orientar as famílias na educação financeira. “Nosso objetivo principal é fornecer informações aos consumidores curitibanos para que possam fazer suas compras com mais economia.”

O coordenador observa que, para fazer economia, os consumidores retomaram velhos hábitos, como fazer a lista de compras antes de ir para o mercado, pesquisar preços e ficar atento aos produtos em oferta.

Serviço

As pesquisas são realizadas diariamente em 12 estabelecimentos e todos os dias os resultados são divulgados após às 15 horas. A pesquisa inclui 302 itens segmentados em gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza, hortifrútis e alguns cortes de carnes e de bebidas.

As consultas podem ser feitas diretamente pelo telefone (41) 3262-6564 ou no site da Prefeitura pelo site: https://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br. Pelo site, o consumidor monta a própria lista e descobre qual a cotação de preço de cada item. “O serviço serve como um referencial de preço. Com as pesquisas o consumidor poder saber qual é o valor real de mercado, a partir dos preços comparados.” 

18 maio 2016, às 00h00.
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