Companhia aérea comete erro e cobra taxa de check-in para voos internacionais

Passageiros que tiverem o mesmo problema devem procurar os guichês de atendimento da empresa nos aeroportos

Segundo passageiros de voos internacionais da Gol Linhas Aéreas, a companhia está cobrando uma taxa de R$ 7 a R$ 14 para quem tenta fazer o check-in pela internet ou nos totens de autoatendimento nos aeroportos.

O jornal O Estado de S. Paulo afirma que identificou o problema em voos que saem do Brasil em direção a três destinos: Montevidéu, Buenos Aires e Santiago, todosna América do Sul. A Gol informou que a cobrança é resultado de uma “falha do sistema” e que está tomando as medidas necessárias para que situações como esta não se repitam.

A psicologa Adriana Eunice Nigro, de 31 anos, comprou uma passagem para Santiago, no Chile, saindo do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, em 27 de dezembro. Segundo ela, na hora de fazer o check-in on line, para agilizar o processo no aeroporto, o site da empresa cobrou uma taxa de R$ 14. “Quando surgiu o valor na tela, achei de cara que era um ‘bug’. Costumo voar pela empresa a trabalho e nunca havia me deparado com isso”, contou.

Adriana e o namorado foram para o aeroporto mais cedo e também tiveram problemas ao tentar concluir o processo nos pontos de atendimento. Os funcionários da companhia encaminharam o casal para a área de despacho de bagagem.

“Tivemos de enfrentar mais de duas horas numa fila. Outros clientes, na mesma situação, estavam reclamando muito. No balcão, só nos disseram que era um problema, sem dar detalhes. Quase perdemos o voo”, relatou.

O casal enfrentou o mesmo contratempo na hora de pegar o avião de volta. Adriana fez uma reclamação junto à Gol, que entrou em contato para dizer que o erro havia sido resolvido.

Em fevereiro, o problema voltou a acontecer. Um cliente do Rio de Janeiro relatou no site Reclame Aqui que o check-in para um voo com destino a Buenos Aires não finalizava sem que fosse paga uma taxa de R$ 7. “Não selecionei assentos especiais nem de emergência, somente poltronas normais”, disse.

Em outro voo, de Cumbica para Montevidéu, no dia 23 de fevereiro, o check in cobrava R$ 10 dos passageiros e, no dia 28, a mesma rota tinha taxa de R$ 12. “Pensei que a companhia estava começando a cobrar pelo check-in, o que considerei um absurdo. Tive de ir mais cedo ao aeroporto e despachei a mala com um atendente. Ninguém me disse que se tratava de um erro”, afirmou um passageiro que não quis se identificar.

Gol afirma que problemas são pontuais

Em nota, a Gol informou que “não faz qualquer tipo de cobrança para a realização de check-in em seus canais de atendimento”. De acordo com a companhia, foi realizada uma avaliação dos voos reportados pela reportagem e constatado um erro no sistema.

A empresa pede aos clientes que venham a ter o mesmo problema, que se dirijam ao balcão de atendimento nos aeroportos para que a questão seja solucionada. “Casos como estes são pontuais e estão sendo tratados com a devida atenção”, informou a companhia.

A Resolução 138/2010 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que as empresas só podem cobrar pelo check-in se for oferecido outro meio gratuito para fazê-lo. “É importante ressaltar que, atualmente, nenhuma companhia brasileira pratica essa cobrança”, afirmou a Anac.

6 mar 2015, às 00h00.

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