Brasileiros devem gastar menos com o presente de Dia dos Pais

Dentre os entrevistados que planejam gastar menos, o endividamento (24,4%) é a principal justificativa para a contenção de despesas

Os gastos do brasileiro no Dia dos Pais – comemorado no próximo domingo (09) – serão mais modestos este ano em comparação com 2014.  Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais brasileiras, mostra que 43,8% dos consumidores pretendem gastar menos com o presente.

“Com o crédito cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, o consumidor vê o seu poder de compra diminuir e a principal medida para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos. Exemplo disso, é que em outras datas comemorativas recentes como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, o comércio também apresentou um resultado decepcionante, com queda no volume de vendas parceladas”, avalia o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Dentre os entrevistados que planejam gastar menos no Dia dos Pais, o endividamento (24,4%) é a principal justificativa para a contenção de despesas, principalmente entre as pessoas da classe C (26,8%) e com idade entre 35 e 49 anos (36,5%). Outras justificativas completam a lista como a necessidade de economizar (18,45%) e o desemprego (16,6%).

De acordo com a pesquisa, o valor médio por presente será de R$ 119,83, No ano passado, foi de R$ 138,00. Os presentes mais procurados neste ano são as roupas (53,8%), calçados (23,9%) e acessórios (18,7) seguidos pelo almoço em restaurantes (6,5%), livros (5,8%), smartphones (5,4%), vale-presentes (4%) e artigos esportivos (3,5%).

4 ago 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando