Transporte coletivo

Terminais de Curitiba informam horários de ônibus em tempo real


No total, são 694 painéis que informam o horário dos ônibus em tempo real, em Curitiba.
No total, são 694 painéis que informam o horário dos ônibus em tempo real, em Curitiba.
Redação RIC Mais

De 21 terminais em Curitiba, 19 deles agora exibem os horários das próximas saídas dos ônibus em tempo real, através de painéis eletrônicos. Inicialmente, os locais informavam somente os horários da tabela dos coletivos.

Instalados no ano passado, os painéis só foram efetivamente ligados neste ano e, a partir de setembro, passaram ser conectados diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora os ônibus em tempo real.

A professora Isabel Garcia passava pela plataforma do Expresso Circular Sul, no Terminal Hauer, quando o painel mostrava os três próximos horários de saída. “Normalmente a gente sabe mais ou menos o horário do ônibus, mas agora é possível ter certeza. E se perder o primeiro, é possível saber quanto vai esperar”, afirmou.

O estudante de enfermagem Gabriel Cieslak, que utiliza diariamente a linha Inter 2, também aprovou a novidade. “Faz toda diferença. Quando chego na ponta do terminal consigo visualizar a hora e saber se preciso me apressar ou se ainda tenho alguns minutos. O bom é que você fica sabendo do próprio ponto, sem precisar procurar informação”, afirmou. “Antes era muito ruim, precisava sair do ponto para pedir informação e às vezes bem nessa hora é que chegava o ônibus” completou.

No terminal Portão, onde o sistema também funciona em tempo real, a enfermeira aposentada Maria Aparecida Reginaldo, que regressou a Curitiba há pouco depois de morar na capital paulista, disse estar encantada com o transporte coletivo na cidade. “Informação é tudo. Aqui já sei quando o ônibus vai chegar.”, diz Maria Aparecida, que usa diariamente ônibus das linhas Cabral-Portão; Uberlândia e Santa Cândida-Capão Raso.

Como Aparecida, o marceneiro Wagner Oliveira não tem dúvida. “É uma tranquilidade. Eu não uso essa linha, normalmente uso o Campo Comprido, e quando cheguei no ponto e vi o horário, foi um alívio. Nem precisei perguntar”, afirmou enquanto esperava o Interbairros IV no terminal Portão, com previsão de chegada em cinco minutos.

Instalação
Os painéis eletrônicos estão instalados em todos os terminais e estações tubo, à exceção de 38 deles, previstos para as estações no trecho do desalinhamento nas avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro, e no terminal Santa Cândida, que está em obras.

São no total 694 painéis. Destes, 656 estão instalados e 417 conectados com o CCO, oferecendo informação do horário de saída dos ônibus em tempo real. O painel mostra o número e o nome da linha e os próximos três horários da tabela de programação dos ônibus. Estes horários são atualizados quando se confirma a previsão de tempo que o ônibus vai levar para chegar. Assim, o usuário tem condições inclusive, de saber se o ônibus está atrasado e em quanto tempo.

Outra novidade é a possibilidade de o CCO encaminhar uma mensagem direcionada a um usuário específico, como um serviço de recado, o que pode ser útil, por exemplo, em caso de crianças que tenham se perdido de familiares.

Sistema Integrado
Os painéis fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto de R$ 61 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, dentro do PAC da Copa. O prazo de conclusão de implantação e conectividade dos painéis é 30 de março do ano que vem. O SIM é um amplo projeto que inclui o Centro de Controle Operacional da Urbs, em operação integrada com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), permitindo o monitoramento do transporte coletivo e do trânsito da cidade.

O Sistema inclui ainda 750 computadores de mão (PDAs) que serão utilizados na fiscalização do trânsito, do transporte coletivo, do transporte comercial (táxi, vans de fretamento, transporte escolar e motofrete) e inspeção veicular. Os primeiros 60 PDAs do transporte devem entrar em operação em janeiro, depois do treinamento dos fiscais. A nova tecnologia vai conectar o fiscal ao CCO e permitir o envio, em tempo real, de registros de ocorrência, inclusive com fotos, diretamente para a área de fiscalização da Urbs.

Também fazem parte do sistema 622 câmeras de monitoramento do transporte coletivo, 89 câmeras de monitoramento do trânsito e 30 painéis de informações para o trânsito, dos quais 27 já instalados em diferentes pontos da cidade.

Comentários no Portal (0)



Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook

Blogs

  • Colunismo

    Iza Zilli

    Blog com notícias da sociedade mantido pela jornalista Iza Zilli.

  • SOBREQUASETUDO

    Herivelto Oliveira é jornalista e apresentador da RICTV Record

    Blog do Herivelto Oliveira, apresentador da RICTV Record.

  • Indiferença

    Danilo Marconi é jornalista da RICTV Record

    Retrato daquilo que não é tratado: mazelas, preconceito e diferen

  • EM CARTAZ

    EmCartaz

    Guia cultural com a programação de Curitiba.

  • MAIS ESTRANHO

    RIC MAIS Blog Mais Estranho

    Blog com notícias e fotos engraçadas, estranhas e inusitadas

  • JORGE JÚNIOR

    RIC MAIS Jorge Júnior é apresentador do Balanço Geral Esporte em Londrina

    Apresentador do Balanço Geral Esporte da RICTV Londrina.

  • > Veja mais blogs e parceiros