Curitiba

Terminais de Curitiba informam horários de ônibus em tempo real

onibus-saida.jpg

De 21 terminais em Curitiba, 19 deles agora exibem os horários das próximas saídas dos ônibus em tempo real, através de painéis eletrônicos. Inicialmente, os locais informavam somente os horários da tabela dos coletivos.

Instalados no ano passado, os painéis só foram efetivamente ligados neste ano e, a partir de setembro, passaram ser conectados diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora os ônibus em tempo real.

A professora Isabel Garcia passava pela plataforma do Expresso Circular Sul, no Terminal Hauer, quando o painel mostrava os três próximos horários de saída. “Normalmente a gente sabe mais ou menos o horário do ônibus, mas agora é possível ter certeza. E se perder o primeiro, é possível saber quanto vai esperar”, afirmou.

O estudante de enfermagem Gabriel Cieslak, que utiliza diariamente a linha Inter 2, também aprovou a novidade. “Faz toda diferença. Quando chego na ponta do terminal consigo visualizar a hora e saber se preciso me apressar ou se ainda tenho alguns minutos. O bom é que você fica sabendo do próprio ponto, sem precisar procurar informação”, afirmou. “Antes era muito ruim, precisava sair do ponto para pedir informação e às vezes bem nessa hora é que chegava o ônibus” completou.

No terminal Portão, onde o sistema também funciona em tempo real, a enfermeira aposentada Maria Aparecida Reginaldo, que regressou a Curitiba há pouco depois de morar na capital paulista, disse estar encantada com o transporte coletivo na cidade. “Informação é tudo. Aqui já sei quando o ônibus vai chegar.”, diz Maria Aparecida, que usa diariamente ônibus das linhas Cabral-Portão; Uberlândia e Santa Cândida-Capão Raso.

Como Aparecida, o marceneiro Wagner Oliveira não tem dúvida. “É uma tranquilidade. Eu não uso essa linha, normalmente uso o Campo Comprido, e quando cheguei no ponto e vi o horário, foi um alívio. Nem precisei perguntar”, afirmou enquanto esperava o Interbairros IV no terminal Portão, com previsão de chegada em cinco minutos.

Instalação
Os painéis eletrônicos estão instalados em todos os terminais e estações tubo, à exceção de 38 deles, previstos para as estações no trecho do desalinhamento nas avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro, e no terminal Santa Cândida, que está em obras.

São no total 694 painéis. Destes, 656 estão instalados e 417 conectados com o CCO, oferecendo informação do horário de saída dos ônibus em tempo real. O painel mostra o número e o nome da linha e os próximos três horários da tabela de programação dos ônibus. Estes horários são atualizados quando se confirma a previsão de tempo que o ônibus vai levar para chegar. Assim, o usuário tem condições inclusive, de saber se o ônibus está atrasado e em quanto tempo.

Outra novidade é a possibilidade de o CCO encaminhar uma mensagem direcionada a um usuário específico, como um serviço de recado, o que pode ser útil, por exemplo, em caso de crianças que tenham se perdido de familiares.

Sistema Integrado
Os painéis fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto de R$ 61 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, dentro do PAC da Copa. O prazo de conclusão de implantação e conectividade dos painéis é 30 de março do ano que vem. O SIM é um amplo projeto que inclui o Centro de Controle Operacional da Urbs, em operação integrada com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), permitindo o monitoramento do transporte coletivo e do trânsito da cidade.

O Sistema inclui ainda 750 computadores de mão (PDAs) que serão utilizados na fiscalização do trânsito, do transporte coletivo, do transporte comercial (táxi, vans de fretamento, transporte escolar e motofrete) e inspeção veicular. Os primeiros 60 PDAs do transporte devem entrar em operação em janeiro, depois do treinamento dos fiscais. A nova tecnologia vai conectar o fiscal ao CCO e permitir o envio, em tempo real, de registros de ocorrência, inclusive com fotos, diretamente para a área de fiscalização da Urbs.

Também fazem parte do sistema 622 câmeras de monitoramento do transporte coletivo, 89 câmeras de monitoramento do trânsito e 30 painéis de informações para o trânsito, dos quais 27 já instalados em diferentes pontos da cidade.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Veja o que abre e o que fecha no Paraná no Natal e Ano Novo

Fique por dentro dos horários de atendimento de órgãos privados e estaduais nas datas comemorativas de fim de ano:

As repartições públicas do governo estadual terão escalas especiais de funcionamento. As medidas não abrangem serviços essenciais que não admitem paralisação. Os dias 24 e 30 de dezembro, vésperas dos feriados de Natal e Ano Novo, serão considerados de pontos facultativos. Já em 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, as repartições públicas funcionam normalmente. Confira a lista:

Hospitais: Funcionarão normalmente todos os dias.

HEMEPAR: As unidades de distribuição de sangue funcionarão normalmente, garantindo o abastecimento dos hospitais. Já as unidades de coleta seguem o recesso do governo. Em contrapartida, funcionarão com horário estendido até o dia 28/12 (7h30 às 19h) e 23. O centro reforça a importância da doação para o fim do ano, quando os estoques de sangue ficam mais baixos.

Farmácias, Receita Estadual, Polícia Civil e PROCON seguem o recesso do governo.

Hospital Veterinário da UEL: O atendimento será mantido com o plantão 24 horas durante o recesso de final de ano. Serão atendidos casos de emergências, como atropelamentos, partos, casos de intoxicações ou similares.

COPEL: Em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e São José dos Pinhais as agências da Copel abrem das 8h às 12h no dia 24, permanecendo fechadas no dia 31. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, abrem das 9h às 13h nos dias 24 e 31.

SANEPAR: As agências do Litoral – Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba – terão horários especiais. Aos sábados (até o dia 28 de dezembro) e nas vésperas dos feriados (dias 24 e 31) o atendimento será das 8h30 às12 horas. Nas segundas-feiras o atendimento será das 8h30 às12 horas, e 13h30 às 17 horas. Não haverá expediente nos dias 25/12 e 01/01.

CEASAS: As cinco unidades atacadistas das Ceasas no Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu) estarão com horários diferenciados para o atendimento aos comerciantes e compradores nas semanas do Natal e Ano Novo. Os horários especiais foram acertados com as representações dos produtores e atacadistas de cada unidade, segundo os comunicados emitidos pelas respectivas gerências. Todas as cinco unidades estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Detran: O atendimento em todo o estado será interrompido entre os dias 23 e 25 de dezembro e de 30 a 1º de janeiro. Nos dias 26 e 27 o atendimento acontece normalmente, das 8h às 14h. A medida vale para todas as Ciretrans do Paraná com exceção apenas para os postos conveniados às prefeituras, que seguem calendário municipal.

Agências Bancárias: Os bancos fecham no dia 24 de dezembro podem estabelecer horários especiais de atendimento de 2 horas. As agências fecham no último dia do ano, assim como no dia 1º de janeiro de 2014.

Correios : Nos dias 23, 26 e 30 de dezembro, o funcionamento será normal, das 8h às 17h. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências vão ficar abertas até o meio-dia. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, nenhuma agência abrirá. A partir do dia 2 de janeiro, o horário de funcionamento volta ao normal.

Mercado municipal: Mercado Municipal de Curitiba permanece aberto nesta segunda-feira (23) até as 20 horas. Na véspera do Natal (24) o atendimento vai até as 18 horas e no Natal (25) permanecerá fechado. Entre os dias 26 e 29, o funcionamento retorna aos horários normais – de terça a sábado das 7h às 18 horas e no domingo das 7h às 13 horas. Na véspera da passagem do ano, na segunda-feira (30) o Mercado permanecerá aberto até as 20 horas e no dia 31 até as 16 horas. Nos dias 1º e 2 de janeiro permanecerá fechado.

Espaços culturais:

O Museu Oscar Niemeyer (MON) funciona até às 15 horas dos dias 24 e 31 de dezembro (terça-feira). Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o Museu volta a funcionar normalmente, das 10h às 18h.

A Casa Andrade Muricy (CAM) e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná abrem das 10h às 16h nos dias 24, 28, 29 e 31 de dezembro. E das 10h às 19h nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 de janeiro.

O Museu Alfredo Andersen, que abre das 10h às 16h nos dias 24, 28, 29 e 31 de dezembro; e das 9h às 18h nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 de janeiro de 2014

Quem for ao Museu Paranaense  O espaço funciona das 10h às 16h nos dias 24, 26, 27, 28, 29, 30 e 31; e das 9h às 18h no dia 2 de janeiro.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) estará fechada nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, em razão do feriado de Natal. Nos dias 26, 27 e 28, o expediente será normal. A BPP volta a fechar durante o Ano Novo, nos dias 30, 31 e 1º de janeiro, retomando as atividades a partir de quinta-feira, 2 de janeiro de 2014.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Câmara Municipal de Curitiba aprova 175 projetos em 2013

camara-municipal-curitiba.jpg

A Câmara Municipal de Curitiba protocolou 707 projetos de lei no ano de 2013. Entre o número tramitado na casa, 175 matérias tornaram-se lei municipal, outras 25 passaram pelos dois turnos de votação em plenário e aguardam sanção ou veto do prefeito da capital, Gustavo Fruet.

Dos mais de setecentos projetos, dez são de autoria das comissões permanentes, 11 da Comissão Executiva, 14 dos parlamentares e 62 do prefeito. Os demais representam proposições dos parlamentares. A média de cada parlamentar foi de 16 projetos de lei apresentados.

As informações de cada projeto podem ser consultadas pelo Sistema de Proposições Legislativas (SLPII). É possível verificar sua autoria, a data de apresentação, a localização atual e seu estado.

Envie seu comentário

Comentários (0)