Curitiba

Procon-PR comemora Dia do Consumidor com atendimento especial

procon.jpg

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o Procon-PR realiza nesta sexta-feira (15), em Curitiba, uma feira de serviços. O evento, que contará com a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Copel, Detran, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Sanepar e Tribunal de Justiça, oferecerá atendimento à população, com orientação e distribuição de material informativo aos consumidores. A feira acontece na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, das 9h às 17h.

Para comemorar a data, o Procon-Pr também lança o vídeo educativo “Consumo Responsável, Cara. Compre Esta Ideia!”, que tem como público alvo o jovem consumidor, especialmente os adolescentes.

De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, “o Código de Defesa do Consumidor regulamenta as relações de consumo de qualquer cidadão, mas é o consumidor que está na fase da “imaturidade de consumo” que se deseja atingir, trazendo de forma objetiva e divertida, com um linguajar próprio, conceitos básicos sobre os direitos do consumidor”.

O vídeo “Consumo Responsável, Cara, Compre Esta Idéia”, é apresentado em cinco capítulos independentes, cada um tratando de um assunto diferente como promoções, contrato de serviços, crédito, compras pela Internet e alimentação. O material estará disponível a partir desta sexta-feira (15), no site do Procon-PR (http://www.procon.pr.gov.br).

O atendimento na sede do Procon-PR funcionará normalmente, na Rua Presidente Faria, 431, Edifício Francisco Braz, no Centro de Curitiba.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Câmara aprova criação de Tribunal Regional Federal no Paraná

richatrf.jpg

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (13), a criação do novo Tribunal Regional Federal (TRF), no Paraná. O projeto ainda deverá voltar à pauta da Casa já que esta é apenas sua primeira votação.

A criação do novo TRF deve mudar o andamento de processos que correm na Justiça Federal. Atualmente, todas as ações que envolvem a União ou questões constitucionais, ao passarem pela primeira instância aqui no Paraná, são encaminhadas para o TRF da quarta região, em Porto Alegre. Além dos processos do Rio Grande do Sul e do Paraná, o TRF4  também recebe as demandas processuais de Santa Catarina.

Com a criação do novo TRF no Paraná, os trâmites processuais devem ser agilizados e o estado passa a ser responsável pelos processos de Santa Catarina e também do Mato Grosso do Sul.

Nova estrutura

Quando todos os tribunais estiverem implantados, a estrutura da Justiça Federal ficará com a seguinte jurisdição:

  • TRF 1ª Região: Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins;
  • TRF 2ª Região: Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • TRF 3ª Região: São Paulo;
  • TRF 4ª Região: Rio Grande do Sul;
  • TRF 5ª Região: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte;
  • TRF 6ª Região: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul;
  • TRF 7ª Região: Minas Gerais;
  • TRF 8ª Região: Bahia e Sergipe;
  • TRF 9ª Região: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima;

Richa comemora

O governador Beto Richa destacou que a Câmara dos Deputados reconheceu o esforço dos paranaenses ao aprovar a criação do Tribunal Regional Federal (TRF) no Estado. “Esta é uma conquista histórica, que aproxima a justiça do cidadão paranaense e torna mais ágil a tramitação das ações. Travamos esta luta há anos e a decisão tem que ser comemorada por toda a nossa sociedade”, disse o governador.

Richa afirmou que já agradeceu ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, por ter atendido a reivindicação do Paraná e colocado a proposta em votação. “Esta é uma demanda antiga e sua aprovação é resultado do esforço do governo e toda sociedade. Nós trabalhamos incessantemente para que isso fosse realizado”, disse.

O governador destacou que nos últimos meses houve uma grande mobilização para o tema entrasse na pauta do plenário da Câmara dos Deputados. “Há anos temos trabalhado. Nos últimos meses estive com o presidente Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, que também assumiu o compromisso de trabalhar para que isso se tornasse realidade”, afirmou Richa.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Papa Francisco vai à igreja rezar e dispensa carro oficial

papaFrancisco14032013a.jpg

Abrindo mão do carro oficial destinado aos pontífices, o papa Francisco optou nesta quinta-feira (14) por usar um veículo simples do Vaticano. Ele foi até a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, acompanhado pelo prefeito da Casa Pontifícia, dom George Gaenswein, e o vice-prefeito, Leonardo Sapienza. No local, fez uma oração a Nossa Senhora.

A visita foi rápida. O papa Francisco fez sua oração em frente ao altar de Nossa Senhora. A basílica escolhida por ele também é conhecida como a de Nossa Senhora das Neves. É uma das igrejas mais antigas de Roma e data dos anos 432-440 depois de Cristo (d.C).

À tarde, às 17h (11h de Brasília), o papa celebrará uma missa privada aos cardeais na Capela Sistina. Antes, às 11h (7h de Brasília) ele se reúne com os cardeais, na Sala Clementina. Também está confirmado que celebrará o Angelus, no domingo (17), na Praça de São Pedro.

Ontem (13), o papa também fez suas orações dedicadas a Nossa Senhora. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que a principal característica do papa Francisco é o desejo de servir. “Um papa que quer servir”, sintetizou Lombardi.

“Os jesuítas procuram ser servos da Igreja [Católica Apostólica Romana]”, ressaltou o porta-voz. “Seu dever é o de executar esse serviço para a Igreja com grande simplicidade, como já vimos, e com um espírito universal”, disse. “Santo Inácio [um dos cofundadores da Ordem dos Jesuítas] nos moldou  apenas para ter um olhar amplo para o mundo e trabalhar em serviço da fé e da justiça.”

Ao ser eleito, o papa telefonou ontem mesmo para o antecessor Bento XVI. O diálogo, por telefone, foi confirmado por Lombardi. Ao saudar os fiéis, o papa Francisco mencionou Bento XVI e também pediu orações para ele.

 

Envie seu comentário

Comentários (0)