Curitiba

Faculdade de Apucarana terá curso de Ciências da Computação

O Conselho Estadual de Educação deu parecer favorável à criação do curso de Ciências da Computação na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), integrante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A decisão abre caminho para o funcionamento do curso já em 2013. Falta agora a sanção do governador Beto Richa, o que deve ocorrer nos primeiros dias de janeiro.

O professor Rogério Ribeiro, diretor da Fecea, comemora a conquista. Segundo ele, a nova opção de graduação vem para suprir uma demanda em Apucarana e toda a região.

Assim que o governador autorizar o funcionamento do curso, a Fecea deve agendar um vestibular extra. A expectativa é que o concurso ocorra ainda no primeiro semestre de 2013. A nova opção de graduação terá duração regular de quatro anos e será de turno integral. Serão 40 vagas, que foram reaproveitadas do curso tecnológico de Gestão Pública, que, devido à baixa procura nos últimos vestibulares, foi extinto.

O diretor da Fecea garante que a faculdade já está com a estrutura montada para Ciências da Computação. São dois laboratórios de informática prontos, com computadores de última geração.

A maior parte do corpo docente também já foi contratada. Em janeiro, será realizado um concurso para a contratação de novos professores para diversos cursos, inclusive para Ciências da Computação, completando o grupo de professores necessários. A bibliografia também já foi comprada para os dois primeiros anos.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Detran/PR abre atividades na Operação Verão 2013

detran.jpg

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) inicia nesta sexta-feira (4), no litoral paranaense, as atividades da Operação Verão 2013, que este ano contará com uma série de ações educativas e serviços.

Uma unidade do Detran móvel funcionará diariamente das 14 às 19 horas, na praça central de Matinhos. No local é possível esclarecer dúvidas, solicitar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir, além de fazer consulta de pontos.

Nas areias de Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Guaratuba e Shangri-lá a diversão ficará por conta de uma tenda itinerante com atividades recreativas de educação para o trânsito, no período das 14 às 18 horas. A intenção é conscientizar o banhista a adotar uma postura mais segura no trânsito. Na tenda, que ficará uma semana em cada praia, os veranistas são convidados a participar de jogos de memória, verdadeiro ou falso, ligue os pontos e um jogo de identificação de placas de trânsito.

Toda sexta-feira e sábado à noite agentes do Detran percorrerão os bares com uma abordagem descontraída. Os jovens serão convidados a participar de um jogo virtual interativo que simula a dificuldade de concentração, visão e reflexo, conforme a quantidade e o tipo de bebida ingerida.

Após a brincadeira, os educadores do Detran incentivam a carona solidária, escolhendo o motorista da vez ou o uso de táxi para garantir uma volta para casa com segurança. O objetivo da ação é esclarecer os jovens motoristas sobre os perigos de dirigir depois do consumo de bebidas alcoólicas.

“Direção é coisa séria. Precisamos conscientizar os jovens sobre os riscos que se submetem ou que podem causar aos outros motoristas, quando bebem e conduzem um veículo”, lembra o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

Serviço: Detran Móvel no Litoral
Data: inicia nesta sexta-feira, dia 04, e permanece até o dia 15 de fevereiro
Horário: das 14 às 19 horas, todos os dias
Local: Praça Central de Matinhos

A tenda itinerante funcionará das 14 às 18 horas em locais diferente. De 04 a 11/01 em Caiobá / Matinhos; de 11 a 18/01 em Praia de Leste; de 18 a 25/01 em Guaratuba; de 25/01 a 01/02 em Shangri-lá; de 01 a 08/02 em Caiobá/Matinhos; e de 08 a 15/02 em Guaratuba.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Mais de 200 cidades do Paraná têm Espaço Cidadão

A Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos começa o ano com Espaço Cidadão instalados em 229 municípios e com um ônibus que levará curso de corte e costura para todo o Paraná. As aulas teóricas serão nas salas dos Espaços Cidadão e a parte prática dentro do veículo, equipado para as aulas.

Espaço Cidadão foi o nome escolhido para denominar os telecentros, que tornaram-se centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para quem procura crescer na carreira ou começar novo ofício. A modernização incluiu a disponibilidade gradativa de novos equipamentos, links e cursos presenciais e à distância. Esses treinamentos são feitos em parcerias com várias instituições e entidades de ensino, e incluem webconferências sobre profissões direcionadas a estudantes.

“Essa evolução foi bastante significativa. Somente no ano passado foram instalados 85 novos Espaços Cidadão, numa média de mais de sete unidades por mês”, declara o secretário Edson Casagrande. Foram mantidos mais de 20 espaços junto a associações de moradores, igrejas, entre outras comunidades.

Casagrande destacou a parceria com a Secretaria de Justiça com a instalação de dois telecentros dentro de unidades penais, para qualificar apenados e assim melhorar as condições de recolocação no mercado de trabalho.

CAPACITAÇÃO – Os Espaços Cidadão ofertaram, em 2012, 14 cursos presenciais com carga horária de 160 horas nas áreas de administração, informática, panificação e automotiva em 10 municípios. Seminários pela internet (webconferências) ministraram cursos de qualificações como o Programa de Gestores para o Terceiro Setor, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Contas e Sebrae.

Foram transmitidos também o Congresso CPCE de alianças sociais e o I Workshop do Terceiro Setor. “Com a transmissão ao vivo para todos os Espaços Cidadão do Paraná foi possível levar conhecimento para as pequenas instituições, que não poderiam participar do curso na capital”, diz o secretário.

De março a dezembro foram realizadas nove webconferências, abrangendo um público presencial de 680 alunos e 5,4 mil alunos à distância. “Procuramos dar sequência à formação desses estudantes e apresentamos palestras sobre como elaborar um bom currículo, novas profissões, dicas para se sair bem numa entrevista de emprego e, a última, sobre planejamento pessoal para 2013”, explica o professor Luciano Steyer.

A coordenação do Espaço Cidadão lembra que todas as palestras realizadas durante esse ano estão disponíveis no site da Secretaria para Assuntos Estratégicos (www.seae.pr.gov.br) acessando o link webconferências.

Envie seu comentário

Comentários (0)