Curitiba

Detran/PR abre atividades na Operação Verão 2013

detran.jpg

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) inicia nesta sexta-feira (4), no litoral paranaense, as atividades da Operação Verão 2013, que este ano contará com uma série de ações educativas e serviços.

Uma unidade do Detran móvel funcionará diariamente das 14 às 19 horas, na praça central de Matinhos. No local é possível esclarecer dúvidas, solicitar a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir, além de fazer consulta de pontos.

Nas areias de Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Guaratuba e Shangri-lá a diversão ficará por conta de uma tenda itinerante com atividades recreativas de educação para o trânsito, no período das 14 às 18 horas. A intenção é conscientizar o banhista a adotar uma postura mais segura no trânsito. Na tenda, que ficará uma semana em cada praia, os veranistas são convidados a participar de jogos de memória, verdadeiro ou falso, ligue os pontos e um jogo de identificação de placas de trânsito.

Toda sexta-feira e sábado à noite agentes do Detran percorrerão os bares com uma abordagem descontraída. Os jovens serão convidados a participar de um jogo virtual interativo que simula a dificuldade de concentração, visão e reflexo, conforme a quantidade e o tipo de bebida ingerida.

Após a brincadeira, os educadores do Detran incentivam a carona solidária, escolhendo o motorista da vez ou o uso de táxi para garantir uma volta para casa com segurança. O objetivo da ação é esclarecer os jovens motoristas sobre os perigos de dirigir depois do consumo de bebidas alcoólicas.

“Direção é coisa séria. Precisamos conscientizar os jovens sobre os riscos que se submetem ou que podem causar aos outros motoristas, quando bebem e conduzem um veículo”, lembra o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

Serviço: Detran Móvel no Litoral
Data: inicia nesta sexta-feira, dia 04, e permanece até o dia 15 de fevereiro
Horário: das 14 às 19 horas, todos os dias
Local: Praça Central de Matinhos

A tenda itinerante funcionará das 14 às 18 horas em locais diferente. De 04 a 11/01 em Caiobá / Matinhos; de 11 a 18/01 em Praia de Leste; de 18 a 25/01 em Guaratuba; de 25/01 a 01/02 em Shangri-lá; de 01 a 08/02 em Caiobá/Matinhos; e de 08 a 15/02 em Guaratuba.

Envie seu comentário

Comentários (0)

UEM divulga lista de aprovados no Vestibular de Verão

uem.jpg

A Universidade Estadual de Maringá – UEM – divulgou na manhã desta sexta (04) a lista de candidatos aprovados no Vestibular de Verão 2012. Você pode conferir a relação clicando aqui.

Foram 1.536 aprovados em primeira chamada para os 68 cursos disponibilizados pela instituição, nos câmpus localizados nas cidades de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goiorê, Ivaiporã e Umuarama.

Os estudantes devem realizar a matrícula entre os dias 5 e 7 de janeiro no próprio site da universidade, clicando aqui.

A segunda chamada será divulgada no dia 25 de janeiro. No total 16,9 mil candidatos prestaram o vestibular este ano.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Muito movimento nas estradas que levam ao litoral do PR e SC

BR-277.jpg

O fluxo de veículos na BR-277 e na BR-376, respectivamente rumo às praias paranaenses e catarinenses, deve ser alto a partir do final da tarde de hoje (04). A previsão é de tempo bom na região litorânea nos próximos dias e muita gente deve aproveitar para passar o final de semana perto do mar.

Nos dois sentidos da 277, segundo a concessionária Ecovia Caminho do Mar, 110 mil veículos devem circular entre hoje e o próximo domingo (06). O número é 40% superior ao registrado em finais de semana normais. Entre às 18 e às 23 horas de hoje e a manhã de sábado (07), devem passar pela praça de pedágio, sentido litoral, 2700 veículos por hora.

Já na 376, o movimento rumo às praias, também nos horários de pico entre hoje e amanhã, deve ser de cerca de 2300 veículos por hora. O dado é da Polícia Rodoviária Federal. Na tarde de domingo, o fluxo deve se repetir no movimento de retorno a Curitiba.

Durante todo o fim de semana, nos horários de maior movimento, podem ser verificadas filas e congestionamentos antes do ferryboat que liga Matinhos a Guaratuba, na PR-407 (que liga a BR-277 aos balneários de Pontal do Paraná), na PR-508 (rodovia Alexandra-Matinhos) e na via que faz a ligação entre Guaratuba e Garuva (SC).

Envie seu comentário

Comentários (0)