Oportunidade

TJ-PR abre concurso público para 503 vagas em cartórios do Paraná


O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições do concurso público para cartórios extrajudiciais. A quantidade de vagas oferecidas é a segunda maior na área do país. “O concurso do Paraná é um dos mais esperados, pois todos os cartórios do estado já estão instalados, funcionando, ao contrário de outros estados em que os vencedores do concurso terão que implantar novas unidades. São 503 ofícios vagos, sendo 326 por provimento e 177 por remoção”, conta o coordenador do curso preparatório Concurso de Cartório, Heverson do Valle.

As inscrições devem ser feitas até 18 de fevereiro pelo site www.ibfc.org.br do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizadora do concurso. O edital e outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná clicando aqui. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200. Podem concorrer bacharéis de Direitos e pessoas que exerceram a função notarial ou registral por dez anos ou mais. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.

O concurso é composto por seis etapas. A primeira será uma prova objetiva com 100 questões aplicadas no dia 30 de março. Segundo Heverson do Valle, a etapa inicial é classificatória e as notas costumam ser altas. “Para se diferenciar o candidato deve apostar em questões específicas sobre Direito Notarial e Registral, buscando estudar conteúdo específico destas áreas”, completa.

Histórico
Em julho de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fosse realizado no Paraná concurso público para o preenchimento de cartórios extrajudiciais. Ao todo, cerca de 31% das 1,1 mil serventias paranaense eram ocupadas por não concursados.

O certame foi marcado para o dia 8 de dezembro de 2012, o qual foi suspenso por uma liminar do CNJ baseado em pedidos de candidatos, que alegaram problemas técnicos na aplicação da prova.

Você confere outras oportunidades na página especial de concursos públicos do Portal RIC Mais clicando aqui.

Comentários no Portal (0)



Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook

Blogs

  • ANÁLISE

    Vanguarda Política

    O portal de política do Paraná. Notícias de forma ética e direta.

  • Viagens

    testeira_blogue

    Lugares incríveis, constatações culturais e histórias de pessoas

  • Universitário

    Clube universitário

    Conteúdo de universidade, mas com cara de república.

  • LIQUIDIFICADOR

    José Nascimento, diretor de conteúdo do Grupo RIC Paraná

    José Nascimento: jornalista, professor e diretor do Grupo RIC.

  • MAIS TV

    RIC MAIS Mais TV é o blog com notícias e audiência do meio

    Bastidores da TV e notícias sobre audiência. Por Márcio Silva.

  • POIS É

    costacurta

    Reflexões do dia a dia de um repórter. Por Manoel Costacurta.

  • > Veja mais blogs e parceiros