Cursos profissionalizantes gratuitos abrem 20 mil vagas em 2014 no Paraná


Cerca de 55 cursos técnicos profissionalizantes ofertados gratuitamente pelo governo estadual vão abrir aproximadamente de 20 mil novas matrículas para o ano de 2014 em várias regiões. Atualmente, o Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de alunos matriculados em cursos técnicos.

Em 2013, o Departamento de Educação e Trabalho conta com 83.827 estudantes matriculados em cursos técnicos na rede estadual de ensino, nas modalidades ensino médio integrado, subsequente, Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), e Curso de Formação de Docentes.

O número representa um aumento de quase 10% no total de alunos matriculados nos cursos técnicos, em comparação com o ano de 2012. Naquele ano, 75.862 alunos fizeram esse tipo de curso na rede estadual pública de ensino. Os 53 cursos técnicos estão divididos em 355 escolas estaduais do Paraná, em 184 cidades diferentes.

Na página www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos o estudante encontra todas as opções de cursos. Todos são gratuitos e possibilitam o acesso ao estágio, aproximando os alunos ao mundo do trabalho. O Departamento de Educação e Trabalho (DET), em conjunto com os professores, está fazendo toda uma reestruturação dos cursos técnicos no Estado.

Existem estudos para identificar a demanda de profissionais num curto, médio e longo prazo nas cidades onde estão os cursos técnicos profissionalizantes. Desta forma, as escolas formam alunos que irão permanecer na cidade onde vivem e assim vão ajudar no desenvolvimento de toda a região.





Envie um comentário


Comentários (0)