Capacitação

Cursos profissionalizantes gratuitos abrem 20 mil vagas em 2014 no Paraná


Hedeson Alves
Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de alunos matriculados em cursos técnicos
Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de alunos matriculados em cursos técnicos

Cerca de 55 cursos técnicos profissionalizantes ofertados gratuitamente pelo governo estadual vão abrir aproximadamente de 20 mil novas matrículas para o ano de 2014 em várias regiões. Atualmente, o Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de alunos matriculados em cursos técnicos.

Em 2013, o Departamento de Educação e Trabalho conta com 83.827 estudantes matriculados em cursos técnicos na rede estadual de ensino, nas modalidades ensino médio integrado, subsequente, Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), e Curso de Formação de Docentes.

O número representa um aumento de quase 10% no total de alunos matriculados nos cursos técnicos, em comparação com o ano de 2012. Naquele ano, 75.862 alunos fizeram esse tipo de curso na rede estadual pública de ensino. Os 53 cursos técnicos estão divididos em 355 escolas estaduais do Paraná, em 184 cidades diferentes.

Na página www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos o estudante encontra todas as opções de cursos. Todos são gratuitos e possibilitam o acesso ao estágio, aproximando os alunos ao mundo do trabalho. O Departamento de Educação e Trabalho (DET), em conjunto com os professores, está fazendo toda uma reestruturação dos cursos técnicos no Estado.

Existem estudos para identificar a demanda de profissionais num curto, médio e longo prazo nas cidades onde estão os cursos técnicos profissionalizantes. Desta forma, as escolas formam alunos que irão permanecer na cidade onde vivem e assim vão ajudar no desenvolvimento de toda a região.

Comentários no Portal (1)

  1. Adão aparecido francisco | ,

    porque estes cursos profissionalizante não é liberado para todas idades ou a quem estudar pois eu fui tentar me matricular em um desses cursos mas não consegui pois a primeira pergunta que me fizeram é se eu fazia parte de algum plano do governo tais como bolsa família e outros e também os horário dos para quem trabalha pois na maioria são diurnos pois a minha idade é 51 anos mas eu quero estudar pois anos atrás agente não tinha esta oportunidade de hoje



Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook


Comente pelo Facebook

Blogs

  • Indiferença

    Danilo Marconi é jornalista da RICTV Record

    Retrato daquilo que não é tratado: mazelas, preconceito e diferen

  • MAIS ESTRANHO

    RIC MAIS Blog Mais Estranho

    Blog com notícias e fotos engraçadas, estranhas e inusitadas

  • SOLIDARIEDADE

    Quero ajudar Curitiba

    Projetos sociais, voluntariado, doações e outras boas ações.

  • BASTIDORES

    Marcelo Borges é repórter da RICTV Record

    Marcelo Borges, da RICTV Record, em busca da notícia.

  • CULTURA

    Café e cinema

    Críticas cafeinadas de filmes variados e em cartaz nos cinemas.

  • LIQUIDIFICADOR

    José Nascimento, diretor de conteúdo do Grupo RIC Paraná

    José Nascimento: jornalista, professor e diretor do Grupo RIC.

  • > Veja mais blogs e parceiros